Combate à violência: Presidente da Câmara de Santa Terezinha vai pedir Guarda Municipal para o município. (Com comentário nosso)

By | 03/02/2019 7:05 am

(Patos Online)

 

A violência na pequena cidade de Santa Terezinha Paraíba (região metropolitana de Patos), continua sendo motivo de discussão na região. Nesta quinta-feira, 31 de janeiro, o Presidente da Câmara Municipal de Santa Terezinha Paraíba, vereador Salomão Cordeiro de Oliveira, foi entrevistado pelo jornalista Marcos Oliveira, na Rádio Espinharas de Patos, onde uma das pautas foi justamente a violência naquela pequena cidade.

 

Preocupado, Salomão disse que vai propor a criação da Guarda Civil Municipal, com a finalidade de ajudar na segurança daquela cidade. Ele disse que entende que a segurança de responsabilidade do estado, mas já está comprovado que a Guarda Civil, auxilia e ajuda no combate a violência.

 

Comentário do programa – Descabida a ideia do ilustre vereador de utilizar uma Guarda Municipal no combate à violência. Não é esta a finalidade constitucional das guardas municipais que se destinam apenasmente a defender os bens, serviços e instalações do município. Se o ilustre representante do povo se desse ao trabalho de ler a Constituição Federal, veria que no parágrafo 8º do seu artigo 144, está determinado que “Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.”. E, no caput do mesmo artigo 144,  “A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos: I – polícia federal; II – polícia rodoviária federal; III – polícia ferroviária federal; IV – polícias civis; V – polícias militares e corpos de bombeiros militares.” Os policiais são preparados para enfrentar a violência. Os guardas no máximo poderiam ser “olheiros”. Ou acompanhar um sistema de câmeras, repassando as informações para as polícias. O que a administração municipal deveria fazer era dar todo apoio à guarnição da Polícia Militar e aos servidores da Polícia Civil, para  bem exercerem as suas funções. Como alguns municípios já fazem. Uma delegacia de polícia equipada, uma cadeia pública segura, um alojamento decente para os policiais militares e todo apoio para que os policiais civis e militares possam exercer de forma efetiva as suas funções. Isto ficará muito mais barato do que criar e manter uma Guarda Municipal.

Comentário

Comentário

Category: Regionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *