(Jozivan Antero, no Patos Online)
A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STtrans), autarquia da Prefeitura Municipal de Patos, já desenvolveu, através do Núcleo de Engenharia do órgão, o projeto para transformar as ruas Pedro Firmino e Bossuet Wanderley em vias de mão única para o tráfego de veículos.
De acordo com informações obtidas junto ao engenheiro de trânsito Dário Morais, a ideia está para ser executada em breve, pois se percebeu a necessidade de uma mudança drástica para melhorar o trânsito no Centro de Patos, bem como para garantir fluidez nas duas principais vias.
A Rua Pedro Firmino, desde o início da Ponte de acesso ao Bairro Salgadinho, seria de mão única em sentido ao centro da cidade. Já a Rua Bossuet Wanderley seria de mão única em sentido centro ao referido bairro que garante via de saída para a BR 230. O canteiro da Rua Epitácio Pessoa, que cruza a Rua Bossuet Wanderley, será aberto.
Dário Morais relatou que o canteiro central localizado entre o Edifício Estevam e o cruzamento da Rua Pedro Firmino com Leôncio Wanderley, próximo ao Mercado Darcílio Wanderley, seria retirado por completo para alargar toda a via. Do lado esquerdo desse trecho seria construído em “calçadão” para garantir a segurança de pedestres.
O prefeito interino Bonifácio Rocha (PPS) confirmou a intenção da STtrans e afirmou que está aguardando alguns detalhes para começar a obra que vai garantir as mudanças necessárias para melhoria do trânsito. O superintendente Jefferson Melquiades está otimista com as medidas que serão tomadas.
Comentário do programa – A ideia em si é interessante. Seria bom, entretanto que mantivessem os canteiros, nem que mais estreitos nos trechos onde há arborização. O trecho final da Bossuet Wanderley, por exemplo, tem um verdadeiro jardim.