Fux nega pedido e mantém investigação de ministro do Turismo na 1ª instância (com comentário nosso)

By | 03/03/2019 7:28 am

 

Ministro atendeu parecer da PGR apontando que fatos são totalmente estranhos ao mandato e não justificam atuação do STF

(Márcio Falcão, no Jota)

 

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou um pedido do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, para transferir para a Corte investigação do Ministério Público de Minas Gerais sobre supostas candidatas “laranjas” do PSL. Com isso, vai seguir na primeira instância o caso que trata de suspeitas de irregularidades no repasse de recursos públicos que custearam as campanhas eleitorais do PSL.

 

Fux atendeu parecer da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, apontando que os fatos em apuração não têm relação com o atual mandato de Antônio na Câmara – ele está licenciado para ocupar o cargo no governo Bolsonaro – e, portanto, não há justificativa para atuação do Supremo no caso.

 

Segundo o ministro, ato praticado durante campanha não atrai o foro privilegiado do atual mandato. “A jurisprudência firmou compreensão no sentido de inexistir vinculação com o mandato parlamentar quando a investigação tem por objeto ilícitos exclusivamente eleitorais praticados, em tese, por parlamentar, não nesta qualidade, mas sim na condição de candidato em pleito eleitoral”, afirmou.

 

Comentário do programa – Acusado de utilizar candidatas laranjas em Minas, o Ministro queria se esconder atrás do foro privilegiado. (LGLM)

 

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *