Açude Coremas tem menos de 10% e preocupa população de Patos (com comentário nosso)

By | 17/03/2019 7:19 am

 

O Blog do Jordan Bezerra esteve, na manhã desta sexta-feira (15), para verificar a real situação do maior manancial do estado da Paraíba, o Estevam Marinho, mais conhecido como Açude de Coremas. Segundo dados de hoje da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), o reservatório está com 9,57% de sua capacidade hídrica, o que corresponder, aproximadamente, a 56,6 milhões de metros cúbicos de água.

 

Esta é a última reportagem da série que buscou conhecer e analisar a real situação dos principais mananciais que abastecem a cidade de Patos e a região metropolitana, no sertão da Paraíba. Durante 30 dias, a equipe de reportagem do Blog do Jordan Bezerra registrou, in loco, como se encontram os 4 mananciais mais importantes da região e fez denúncias de abandono e de situações críticas de maioria dos reservatórios.

 

Objetivo da série foi revelar e mostrar de perto a verdadeira situação desses importantes Mananciais da Paraíba, também conscientizar a população no que tange a economizar esse líquido tão precioso e indispensável para a vida do nosso planeta, que é água.

 

Comentário do programa – Realmente preocupante a situação dos mananciais que abastecem Patos. A melhor situação é a da Barragem da Farinha, com cerca de 31% de sua capacidade, mas o seu volume total é de apenas vinte e cinco milhões de metros cúbicos, muito pouco para o consumo da cidade de Patos. Jatobá tem 5,5% e Capoeira 3,9%. E o pior é que as barragens que garantem o nosso abastecimento, Coremas e Mãe Dágua não estão em melhor situação: Coremas tinha, neste sábado, apenas 9,57% e Mãe Dágua, 5,9%, ou seja pouco mais de noventa milhões de metros cúbicos os dois, o que corresponde a toda capacidade de Jatobá, Farinha e Capoeiras, o que já não grande coisa. A capacidade total do Complexo Coremas/Mãe Dágua é um bilhão, cento e sessenta milhões de metros cúbicos.  Só nos resta rezar para que chova muito mais do que já choveu até agora. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *