O Blog do Jordan Bezerra esteve, na manhã desta sexta-feira (15), para verificar a real situação do maior manancial do estado da Paraíba, o Estevam Marinho, mais conhecido como Açude de Coremas. Segundo dados de hoje da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), o reservatório está com 9,57% de sua capacidade hídrica, o que corresponder, aproximadamente, a 56,6 milhões de metros cúbicos de água.
Esta é a última reportagem da série que buscou conhecer e analisar a real situação dos principais mananciais que abastecem a cidade de Patos e a região metropolitana, no sertão da Paraíba. Durante 30 dias, a equipe de reportagem do Blog do Jordan Bezerra registrou, in loco, como se encontram os 4 mananciais mais importantes da região e fez denúncias de abandono e de situações críticas de maioria dos reservatórios.
Objetivo da série foi revelar e mostrar de perto a verdadeira situação desses importantes Mananciais da Paraíba, também conscientizar a população no que tange a economizar esse líquido tão precioso e indispensável para a vida do nosso planeta, que é água.
Comentário do programa – Realmente preocupante a situação dos mananciais que abastecem Patos. A melhor situação é a da Barragem da Farinha, com cerca de 31% de sua capacidade, mas o seu volume total é de apenas vinte e cinco milhões de metros cúbicos, muito pouco para o consumo da cidade de Patos. Jatobá tem 5,5% e Capoeira 3,9%. E o pior é que as barragens que garantem o nosso abastecimento, Coremas e Mãe Dágua não estão em melhor situação: Coremas tinha, neste sábado, apenas 9,57% e Mãe Dágua, 5,9%, ou seja pouco mais de noventa milhões de metros cúbicos os dois, o que corresponde a toda capacidade de Jatobá, Farinha e Capoeiras, o que já não grande coisa. A capacidade total do Complexo Coremas/Mãe Dágua é um bilhão, cento e sessenta milhões de metros cúbicos. Só nos resta rezar para que chova muito mais do que já choveu até agora. (LGLM)