Projeto de Revitalização dos Rios e Matas Ciliares segue com trabalho de supressão da vegetação exótica de dentro dos rios

By | 17/03/2019 6:47 am

Por Coordecom   Quinta-Feira – 14 de Março de 2019

 

Teve início, esta semana, a terceira etapa da 1ª fase do Projeto de Revitalização dos Rios e Matas Ciliares dos rios: Espinharas, da “Cruz” e da “Farinha”. Esta fase consiste na supressão das vegetações exóticas, que estão dentro dos rios, cujos trabalhos estão sendo executados entre as pontes da Alça Sudeste e ponte do Ginásio “O Rivaldão”.

Segundo explicou o presidente da Comissão SOS Três Rios, Capitão Hugo, a etapa da supressão da vegetação exótica teve início na área compreendida entre a ponte do Jatobá até a ponte do Monte Castelo; e a segunda da ponte do Monte Castelo à ponte da Alça Sudeste; e agora os trabalhos encontram-se na terceira etapa.

“Hoje está faltando aproximadamente 500 metros para toda essa área estar desobstruída da vegetação dentro do rio. É um trabalho contínuo que só tivemos a preocupação de iniciar, pois é uma ação que quando concluídas suas etapas tem que vir em paralelo a manutenção de todo trabalho feito,” comentou o presidente da comissão.

Após a conclusão dos trabalhos, entre as pontes da Alça Sudeste e ponte do Ginásio “O Rivaldão”, a equipe segue dando continuidade ao trabalho de supressão da vegetação exótica entre as pontes do Rivaldão e do Bairro São Sebastião.

O Capitão Hugo explicou também que o projeto possui quatro fases distintas, e as próximas fases consistirão na dragagem da areia que se encontra dentro do rio assoreado; a substituição da vegetação exótica por mata nativa; e, por fim, a construção de parques lineares nas margens urbanizadas.

Diversos agentes e instituições são parceiros da iniciativa, sendo eles: a Prefeitura Municipal, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil, SUDEMA, UFCG, IFPB, AESA, Corpo de Bombeiros, OAB, Policia Ambiental, GIAASP e Câmara Municipal.

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *