Acilene Candeia / Patosverdade.com
Podas de árvores espalhadas em terrenos ou canteiros, lixos, entulhos sendo despejados em vários lugares, bueiros obstruídos. Essas são reclamações do vereador e presidente da Câmara de vereadores de Patos, Sales Júnior (PRB), que, durante as sessões ordinárias solicita do prefeito interino, Bonifácio Rocha, providências dos serviços preventivos.
De acordo com Sales, os serviços de desobstrução e limpeza de bueiros e canais, serviços de capinagem, podas de árvores, retiradas de entulhos, dentre outros, são solicitações que chegam a ele por meio da comunidade que se sente prejudicada.
“É preciso a prefeitura de Patos tomar algumas medidas urgentes em relação a esses problemas que estão causando prejuízo e um dano enorme ao nosso povo”, disse.
Sales ainda disse que já faz três anos que cobra um disciplinamento por parte da prefeitura, para que seja realizada fiscalização junto às pessoas, principalmente a carroceiros que jogam esses materiais por toda a cidade. Ambas as ruas onde se encontram os entulhos são Duque de Caxias e São José, trecho do bairro Jardim Guanabara.
Comentário do programa – Assiste toda razão ao vereador Sales Júnior. Há duas origens para os problemas. Uma é a falta de educação da população, que joga lixo nas ruas. Outra dos carroceiros, que desovam o conteúdo de suas carroças no local mais próximo à origem do lixo que levam. Para a população tem que se fazer uma campanha educativa e de punição para os que jogam lixo na rua. Para os carroceiros uma fiscalização que só pode acontecer quando todos eles forem obrigados a se cadastrar na Prefeitura como forma de exercerem a sua profissão. Cadastrados teriam que usar uma placa em suas carroças o que serviria para puni-los quando colocassem lixo em local inadequado. Uma das punições poderia ser a proibição de executar o serviço. Sucessivos prefeitos vêm empurrando o problema com a barriga talvez com medo de perder votos dos carroceiros, esquecendo que enquanto os carroceiros são dezenas, a população prejudicada é de milhares de pessoas. Além dos custos que isto gera para a população de um modo geral. (LGLM)