Por Genival Junior Terça-Feira – 12 de Março de 2019
O Secretário de administração Marcos Túlio, concedeu entrevista na manhã desta terça-feira, 11/3, na sede da Prefeitura de Patos, onde esclareceu as denúncias que vem sendo veiculadas por alguns meios de comunicação, em relação ao aumento de despesas na folha de pessoal e no número de servidores públicos contratados por excepcional interesse.
O gestor explicou que desde o mês de agosto de 2018, quando o Prefeito interino de Patos Bonifácio Rocha assumiu a governo, as despesas com a folha de pessoal vêm sendo reduzidas a cada mês, registrando algumas questões pontuais em relação à continuação dos serviços.
“Esse aumento de 3.198 para 3.941 servidores entre janeiro e dezembro de 2018, se deve ao retorno de mais de 150 aposentados do Patos PREV, que por decisão judicial passaram a integrar a nossa folha de pagamento. O crescimento na folha do mês de dezembro também inclui os funcionários que foram demitidos no mês de outubro, e receberam o 13º salário de forma proporcional ao tempo trabalhado”, explicou o secretário de administração Marcos Túlio.
Em relação ao número de contratos por excepcional interesse público, o secretário justificou que o Município absorveu mais de 400 funcionários que prestavam serviço às empresas terceirizadas, visando garantir o funcionamento dos serviços essenciais da máquina pública.
“Para que a coletividade não ficasse sem os serviços, nós contratamos cerca de 400 pessoas que participavam das empresas terceirizadas, outra parte desse pessoal são os aprovados no Processo Seletivo Simplificado-PSS, no ano de 2017, e a outra demanda diz respeito aos contratos temporários visando garantir a limpeza do Canal do Frango; Do Rio Espinharas e a coleta de entulhos espalhados pela cidade”, acrescentou Marcos Túlio.
O secretário também confirmou a homologação e o chamamento dos 298 aprovados do Concurso Público 01/2018, que serão nomeados para assumirem os seus postos de trabalho, reduzindo o número de funcionários contratados na gestão pública municipal. A data será anunciada nos próximos dias.