Por Coordecom Sexta-Feira – 29 de Março de 2019
O responsável pela implantação do Complexo Médico-Hospitalar Metropolitano, na cidade de Patos, Patrício Eduardo Sarmento, esteve, na manhã desta sexta-feira (29), na sede da Secretaria Municipal de Infraestrutura, protocolando os projetos relacionados à construção da primeira etapa da obra, que é chamada de “Hospital Dia”.
O projeto do Complexo Hospitalar, em sua integralidade, foi discutido anteriormente de forma pública em audiência, tendo em vista algumas solicitações feitas pelo grupo empreendedor, a exemplo de algumas isenções fiscais de ISS e IPTU. Após a discussão e apresentação do projeto de lei junto ao poder legislativo, o PL n°02/2019, que autorizava a concessão de incentivos fiscais ao empreendimento, foi aprovado pela Câmara Municipal em segunda votação, sancionado pelo prefeito Bonifácio Rocha, e já publicado em Diário Oficial.
Sendo assim, o próximo passo seria justamente dar entrada nos projetos: arquitetônicos, elétricos e hidráulicos da primeira parte do Complexo, que diz respeito à construção do Hospital Dia, como contou o responsável pela implantação do empreendimento, Patrício Eduardo Sarmento.
“A gente tem avançado bastante com o poder público municipal; e hoje estamos dando entrada exatamente na parte inicial do projeto que é o Hospital Dia. Nossa preocupação é apenas que um projeto de tamanha envergadura tenha a atenção merecida, não é só pela questão fiscal, mas sim ter mais abertura nos diversos braços do poder público para que as coisas fluam,” considerou Dr. Patrício Sarmento.
O secretário de Infraestrutura de Patos, Augusto Camboim, explicou que o projeto de construção do Complexo está dividido em três etapas. “Essa é a primeira etapa, pois o complexo que vai ser construído em Patos vai ser dividido em três momentos: o Hospital Dia, o Complexo Hospitalar e a Hotelaria. A gente hoje está recebendo o protocolo do Hospital Dia. Acredito que nos próximos dias a gente já vai receber os alvarás e, com isso, eles dão entrada no financiamento do banco para já ser iniciada a obra,” comemorou o secretário.
O Complexo Médico-Hospitalar Metropolitano está orçado em R$ 54 milhões. Só o “Hospital Dia” possui uma previsão orçamentária de mais de R$ 4 milhões de reais.
Comentário do programa – O Hospital Dia é uma estrutura menor e de construção mais rápida. A grande estrutura é a do Complexo Hospitalar que vai ser construída em uma segunda etapa. No Hospital Dia as internações são no máximo de doze horas e destinam-se a cirurgias que permitem uma recuperação mais rápida, permitindo que o paciente volte para casa no mesmo dia. (LGLM)