Saúde vai ao Colégio Cristo Rei esclarecer dúvidas sobre a meningite (com comentário nosso)

By | 31/03/2019 7:02 am

 

Por Coordecom   Quinta-Feira – 28 de Março de 2019

 

O secretário de Saúde, Davi Nunes da Paz, e equipes da Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica e da Imunização, participaram na manhã desta quinta-feira (28) de uma reunião com pais de alunos do Colégio Cristo Rei, no auditório do educandário, com o objetivo de prestar esclarecimentos sobre a meningite.
O secretário Davi Nunes informou a equipe da Secretaria de Saúde vai visitar escolas estaduais, municipais e particulares para informar à população o que está acontecendo no momento, ao contrário do que está sendo divulgado pelas mídias sociais.
“Nós estamos diante de alguns boatos e de umas ações sensacionalistas que nós precisamos coibir através de informação. Nós trabalhamos com dados, e estamos passando nas escolas explicando o que é que ocorre, só houve um único caso de meningite no município de Patos, qualquer um outro que seja dito, não é verdadeiro, não tem fundamento. E nós vamos passar pelas escolas particulares, estaduais e depois passaremos pelas escolas municipais na tentativa de informar à população com o que está se colocando aí, com um grande número de desinformação utilizando às mídias sociais para repassar aquilo que não é o que está acontecendo no momento,” comentou o secretário.
O técnico de enfermagem e agente de saúde, Charles Wendel, pais de dois filhos que estudam no Colégio Cristo Rei, criticou a forma como a mídia está debatendo o tema da meningite, e lembrou a importância do cartão de vacina da criança está em dia.
“Eu fico muito preocupado e fico também revoltado com o que estão repassando sobre a questão desse único caso. Um caso isolado, um caso ainda para se confirmado se é, bacteriana ou viral, mas tudo indica, já noventa por cento, que um caso viral que não existe vacina para combater. Mas, o que preocupa é o terrorismo que está se passando na população. Estamos aqui no Cristo Rei, sou pai, tenho dois filhos que estudam aqui, e eu estou tranquilo quanto essa questão porque os cartôes de vacina das minhas crianças estão em dia. Então, se estão em dia, não precisa se preocupar porque existe um bloqueio vacinal. E o que mais me preocupa é pessoas passando para a população terrorismo dizendo que existem mais de vinte casos na cidade de Patos. Isso é uma inverdade, são boatos”, disse o enfermeiro.

 

Comentário do programa – Algumas pessoas desonestas andaram passando informações distorcidas nas redes sociais sobre pretensos casos de meningite na cidade. Há uma meningite de alta letalidade que é a provocada por bactérias. Até agora não foi registrado nenhum caso destes em Patos. E há uma meningite benigna, provocada por vírus, e que pode ser tratada. Os divulgadores dos boatos só falavam nas suspeitas de meningite sem informar a diferença entre as duas formas de meningite. Desonestamente procuravam criar pânico na população e criticar a administração municipal. Os setores de saúde têm que acompanhar os casos suspeitos até que se defina qual o tipo de meningite que ocorreu na cidade e anunciar então as providências e os cuidados necessários. (LGLM)

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde 09 de março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *