Obituário
- Morreu na manhã do sábado (27/07), de derrame cerebral, o aposentado Francisco Secundino de Lima, conhecido como Seu Chiquinho, de 86 anos, residente no bairro Maternidade, em Patos. Deixa viúva a dona de casa Maria Djacir Almeida Lima, com quem teve uma filha Débora Almeida. Deixa filhos também em Brasília-DF, onde trabalhou por muitos anos como funcionário de indústrias. Sepultado no cemitério Frei Damião, em Santa Gertrudes.
- Morreu na manhã do sábado, 27/07, em decorrência de uma pneumonia, no Complexo Hospitalar Patoense, onde estava internada há três dias, a professora municipal aposentada Maria José de Sousa, conhecida por Dona Dedé, de 84 anos, residente no Sítio São Bento, que fica próximo ao Distrito de Santa Gertrudes, em Patos. Deixa viúvo o agricultor aposentado José Garibaldi de Lucena, com quem teve cinco filhos: José Cláudio, Francisco, Ildefonso, João Bosco e Garibaldi Filho. Era irmã do saudoso vereador José Caetano. Sepultada no cemitério Frei Damião, em Santa Gertrudes.
- Morreu na manhã do domingo, 28/07, no Procape (Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco), em Recife, onde estava internado há 25 dias, o comerciante aposentado Francisco Inácio, conhecido por Chico Gordinho, de 72 anos, residente no bairro do Jatobá. Seu Chico Gordinho teve por muitos anos um comércio de miudezas no Mercado Central de Patos. Era viúvo há quatro anos da dona de casa Aurilene Ferreira de Queiroz, conhecida como Dona Lena, com quem teve sete filhos: Aucilane, Aucilene, Auzilane, Maria de Lourdes, Alcione, Aldilene e Francisco Fábio. Sepultado no cemitério de Santo Antônio.
- Morreu na madrugada desta segunda-feira, 29/07, no Sítio São Gonçalo, de Santa Terezinha-PB, aos 79 anos, Cícera Ferreira de Medeiros, mais conhecida por Dona Loura. Deixa viúvo o senhor Nelson Garcia, com quem teve cinco filhos; José, Antônio, Edilson, Diva e Maria Dilma. Deixa 16 netos, entre eles, o cantor Naelson Medeiros. Sepultada no cemitério de Santa Terezinha.
- Morreu nesta terça-feira (30/07), de parada cardiorrespiratória, no Hospital São Francisco, em Patos, onde estava internada há dois meses, a comerciante aposentada Maria Odete Medeiros Diniz, conhecida como Tatá, de 70 anos, residente no bairro Santo Antônio, em Patos. Tatá vinha enfrentando problemas de saúde há muito tempo. Deixa viúvo o agricultor e comerciante aposentado Francisco Bernardino Diniz, conhecido como Chico do Ouro, com quem teve quatro filhos: José Flaubert (Betinho), Magna Lúcia (Lucinha), Maria de Fátima e José Francimar (Bibi). Sepultada no cemitério de Santo Antônio.
- Morreu nesta terça-feira, 30/07, a agricultora aposentada Rita Garcia de Araújo, de 83 anos, residente no município de Cacimba de Areia. Ela sofreu um infarto, foi levada para o Complexo Hospitalar Regional de Patos, mas não resistiu. Era viúva há mais de dez anos do motorista de “pau de arara” José Gino, que fazia a linha Patos-Cacimba de Areia. Teve 23 filhos, dos quais 17 estão vivos. Sepultada no cemitério de Cacimba de Areia.
- Morreu também nesta terça-feira, 30/07, em decorrência de um acidente vascular cerebral, no Complexo Hospitalar Patoense, onde estava internado há oito dias, o borracheiro aposentado Cícero Alves Brilhante, conhecido como Cícero Preá, de 79 anos, residente no Noé Trajano, em Patos. Deixa viúva a enfermeira aposentada Maria José de Andrade Alves, com quem teve três filhos: Ítalo, Ydoriedson e Yedo Renato. Sepultado no São Miguel.
- Morreu nesta quinta-feira, 1º de agosto, de parada cardíaca, o agricultor aposentado Romildo Paulino, de 87 anos, residente no bairro Novo Horizonte, em Patos. Deixa viúva a dona de casa aposentada Janice Firmino dos Santos, com quem teve doze filhos: Romildo Flavio, Manuel Messias, Gilvan, José, Geraldo, Alcionete, Alcione, Alci, Maria do Céu, Maria José, Maria Cristina e Luzia. Sepultado no cemitério da cidade de Malta.
- O pequeno Nycolas Evangelista Cavalcante, de apenas sete anos, não resistiu e morreu nesta sexta-feira, 02/08, no Hospital da Restauração em Recife. Nycolas enfrentava problemas de saúde desde que nasceu, Tinha um desvio na coluna, usava cadeira de rodas e viajava com frequência a Recife para tratamento. Seu estado se agravou e ele não resistiu. Velado na residência da família foi sepultado no cemitério São Miguel.
- Morreu na noite desta sexta-feira, 02, de infecção generalizada, no Hospital São Francisco, onde estava internado há três dias, o empresário aposentado Afrânio Firmino de Sousa, conhecido como Afrânio da Farmácia, de 75 anos. Afrânio foi proprietário por mais de 30 anos da Farmácia Drogacenter, no centro de Patos. Deixa viúva a aposentada Maria do Socorro Gomes Firmino, com quem teve três filhos: Alexandre Firmino (médico), Humberto Firmino (advogado) e Angélica Firmino (enfermeira). Afrânio era natural da cidade de Coremas, tendo chegado a Patos na década de noventa, tendo se estabelecido na rua Pedro Firmino com a Casa Polo Norte, filial de estabelecimento do mesmo nome existente em Coremas. Migrou depois para o ramo de farmácia, tendo mantido até uns três anos atrás a Farmácia Drogacenter na rua Bossuet Wanderley. Muito benquisto na sociedade patoense, tendo participado ativamente de movimentos sociais da cidade. Era velho amigo nosso, desde os tempos em que fomos professor no Colégio dom Mata, na cidade de Coremas, onde seus irmãos Toinho e Zilma, além de dona Socorro, foram alunos nossos de Português. Nossos sentimentos a Dona Socorro, Alexandre, Humberto e Angélica. O corpo de Afrânio foi velado e sepultado neste sábado no Cemitério Parque Jardim da Paz, na cidade de Patos.
- Morreu na madrugada deste sábado (03/08), de infecção generalizada, no Complexo Hospitalar Regional de Patos, onde estava internado há dois dias, o fabricante de sapatos e futebolista aposentado João Ramos Guedes, conhecido como Joquinha, de 78 anos, residente no bairro Santo Antônio, em Patos. Pai de três filhos (Jefferson. Thiago e Joeynne), foi jogador dos times patoenses Esporte e Nacional nos anos 60 e 70, atuando como lateral. Gostava de jogar baralho todas as manhãs com o ex-prefeito de Patos Dinaldo Wanderley e outros amigos no encontro da rua dos Dezoito do Forte, com a Peregrino de Araújo, no Santo Antônio. Foi sepultado no Cemitério de São Miguel. Joquinha era velho amigo nosso, desde a nossa infância na rua dos Dezoito, onde nasci. Seu pai “seu” Antônio Justino era companheiro de caçadas de arribaçãs, rolinhas, juritis e inhambus de meu pai, nos sertões das Espinharas. Joquinha faz parte dos tempos iniciais de Esporte e Nacional em cujos elencos brilhou, junto com Ribamar, Perequeté, Bastinho, Petrônio e outros craques do nosso futebol. Nossas condolências aos familiares de Joquinha.
- (Com informações da Folha Patoense)
Lembretes
- Um abraço para minhas amigas dona Zuleica, na Banca Manchete, na Calçada do Fórum; Maria da Guia Sousa, a madame Tatá, na Rua Antônio Urquisa, 36; Leda de Chico Carroção, na rua das Espinharas; Edlaine Oliveira, no Bastião; Elda Cabeleireira, na rua Porfírio da Costa, 13; e meu amigo Tolha, no Monte Castelo.
- Demar e Arlinda no sítio Lajeiro em Santerezinha.
- Um abraço para a turma do café, lá na barraca Ipiranga, de dona Zuleica.
- Boa tarde para os companheiros de trabalho do PatosPrev.
- “Seu” Geraldo na Bodega do Sertão que fica ao lado da Igreja de Santo Antônio.
- 8 de agosto de 2007 morria o saudoso amigo e vereador Abdias Guedes Cavalcanti. Abdias foi eleito seis vezes vereador em Patos, sendo o segundo vereador com maior número de mandatos. O primeiro foi Chico Bocão com dez mandatos.
- Até fecharmos o programa, estava internado, em um hospital privado da capital do Estado, o agropecuarista e empresário Naíde Cabral, ex-prefeito de Santa Terezinha, de 84 anos de idade. Pela avançada idade e o seu estado de saúde, a própria família resistiu à ideia de transferi-lo para a capital, temendo que não suportasse a viagem, mas Naíde vinha resistindo como sertanejo forte que é. Torcemos por sua recuperação.
- Quem também está passando por problemas de saúde é um casal muito querido na cidade de Patos, Geraldo Marinho e Penhinha. Os dois foram vítimas de um acidente automobilístico no final da semana passada em Campina Grande e até este final de semana ainda estavam internados e submetidos a tratamento, em um hospital daquela cidade. Geraldo, hoje com 87 anos, foi durante muitos anos gerente da SANBRA em Patos. Penhinha tem 84 anos. Estamos torcendo pela recuperação do casal, velhos amigos nossos.