Morre técnico Chico Fiapp, ex-funcionário das rádios Espinharas e Panati

By | 05/08/2019 10:34 am

(Com informações da Folha Patoense)

Morreu por volta das 19 horas deste domingo (04), no Hospital São Francisco, em Patos, o técnico em Eletrônica e ex-técnico das rádios Espinharas e Panati de Patos Francisco Augusto da Costa Nóbrega, conhecido como Chico Fiapo, de 73 anos, residente na Rua Juvenal Lúcio, no bairro Belo Horizonte, em Patos.

Chico Fiapo se submeteu a uma cirurgia de hérnia pela manhã deste domingo, 12 horas depois teve complicações e não resistiu.

Ele teve por muitos anos  uma pequena empresa de eletrônica, a Teletron, que ficava em frente ao Hospital São Francisco, no centro de Patos.

Era viúvo. Teve quatro filhos: Toinho, Adriano, Vanessa e Alexandre (in memoriam).

Era irmão do radialista e também técnico em Eletrônica  José Augusto da Costa Nóbrega, que também atuou na Rádio Espinharas.

O velório começou na madrugada desta segunda-feira, 04, na Funerária São Miguel, na Rua Horácio Nóbrega, no Belo Horizonte; e o sepultamento será às 16 horas desta segunda no Cemitério São Miguel, também no Belo Horizonte, em Patos.

Comentário do blog – Um dos pioneiros do rádio patoense, onde ingressou na década de sessenta na Rádio Espinharas, como ajudante de Dr. Loy, Chico era altamente inteligente e autodidata como técnico em eletrônica. Fizemos juntos muitas transmissões externas, ele como técnico e eu como locutor, obrando ele verdadeiros milagres, como produzir energia com um pequeno gerador no meio da estrada entre Teixeira e Imaculada, quando da inauguração daquela estrada, pelo Governador Pedro Gondim em 1965. De outra feita, numa transmissão de um jogo de futebol na região usou uma cerca de arame como antena para o nosso transmissor portátil. Era junto, com Fildany Gouveia e Socorro Ferreira, um dos remanescentes da Rádio Espinharas da época em que ali cheguei em 1964. Depois ele ajudou a instalar a Rádio Panati, tendo passado um tempo tanto na Espinharas como na Panati, para onde depois se transferiu definitivamente. Um detalhe a conferir. Chico Fiapp, ele escrevia assim e não Fiapo, tinha registro profissional, salvo engano, como jornalista. (LGLM)

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *