Vexame  também  na  Câmara de  Vereadores de Patos

By | 08/09/2019 6:20 am

 

(Luiz Gonzaga Lima de Morais)

 

O vereador Ederlan Oliveira Santos (PV), mais conhecido por “Goia”, surpreendeu a todos que estavam na Câmara Municipal de Patos na sessão ordinária na noite desta quinta-feira, 05/09.  É que ele não conteve as lágrimas e chorou emocionado depois de dizer que o vereador Diogo Medeiros (PSB) tentou debochar dele por ele “falar errado”. (registro feito pelo Patos Online)

 

Deprimente este episódio relatado  pelo vereador Góia, atribuindo-o ao seu colega Diogo  Medeiros. Apesar  do  pedido de  desculpas que Diogo  teria  feito, o episódio merece uma reflexão. Muito  mais do que uma afronta a Góia, teríamos  no  episódio uma afronta  a um dos nomes mais respeitáveis que  passaram pela Câmara de Vereadores, além de muitos outros tão respeitáveis e  de poucas letras quanto ele. Meu saudoso amigo Chico Bocão, vindo de uma juventude  rural em Pocinhos, teve também muito pouca oportunidade de estudar, mas frequentou a  Universidade da Vida. Chico mal sabia ler e não lapidou  a  linguagem que os Seriemas, hoje cheios de doutores, trouxeram  da Pocinhos natal.

 

Apesar dos erros de prosódia, Chico tinha as qualidades mínimas que se exige de um representante do  povo: dedicação aos interesses do povo, coerência, responsabilidade,  independência, desprendimento, honestidade e dedicação.  E antes de tudo uma qualidade muito em falta no mundo político atual: vergonha na cara. Mesmo falando errado, vereadores com  estas qualidades cumprem  a sua função e a sua missão. E  como fazem  falta entre   nós  vereadores como  esses. Temos doutores demais  e  vereadores verdadeiros  de menos.

 

Quantos doutores não  pululam nas nossas Câmaras e noutros parlamentos aos  quais faltam  estas  sobreditas qualidades? Quantos, inclusive, falam errado dizendo  “gunvernador”, “arrecardação” e “pobrema”? Se tiverem “vergonha na cara”, conseguem representar bem os seus representados, mesmo falando errado.

 

Continue seu trabalho vereador Góia. Se o  problema for só falar errado, vá em frente. Sem ganância, sem inveja, sem despeito, mas com sinceridade  e dedicação. Seja você  mesmo!

Comentário

Category: Opinião

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *