(Luiz Gonzaga Lima de Morais)
O vereador Ederlan Oliveira Santos (PV), mais conhecido por “Goia”, surpreendeu a todos que estavam na Câmara Municipal de Patos na sessão ordinária na noite desta quinta-feira, 05/09. É que ele não conteve as lágrimas e chorou emocionado depois de dizer que o vereador Diogo Medeiros (PSB) tentou debochar dele por ele “falar errado”. (registro feito pelo Patos Online)
Deprimente este episódio relatado pelo vereador Góia, atribuindo-o ao seu colega Diogo Medeiros. Apesar do pedido de desculpas que Diogo teria feito, o episódio merece uma reflexão. Muito mais do que uma afronta a Góia, teríamos no episódio uma afronta a um dos nomes mais respeitáveis que passaram pela Câmara de Vereadores, além de muitos outros tão respeitáveis e de poucas letras quanto ele. Meu saudoso amigo Chico Bocão, vindo de uma juventude rural em Pocinhos, teve também muito pouca oportunidade de estudar, mas frequentou a Universidade da Vida. Chico mal sabia ler e não lapidou a linguagem que os Seriemas, hoje cheios de doutores, trouxeram da Pocinhos natal.
Apesar dos erros de prosódia, Chico tinha as qualidades mínimas que se exige de um representante do povo: dedicação aos interesses do povo, coerência, responsabilidade, independência, desprendimento, honestidade e dedicação. E antes de tudo uma qualidade muito em falta no mundo político atual: vergonha na cara. Mesmo falando errado, vereadores com estas qualidades cumprem a sua função e a sua missão. E como fazem falta entre nós vereadores como esses. Temos doutores demais e vereadores verdadeiros de menos.
Quantos doutores não pululam nas nossas Câmaras e noutros parlamentos aos quais faltam estas sobreditas qualidades? Quantos, inclusive, falam errado dizendo “gunvernador”, “arrecardação” e “pobrema”? Se tiverem “vergonha na cara”, conseguem representar bem os seus representados, mesmo falando errado.
Continue seu trabalho vereador Góia. Se o problema for só falar errado, vá em frente. Sem ganância, sem inveja, sem despeito, mas com sinceridade e dedicação. Seja você mesmo!