Reforma da Previdência vai afetar economia dos municípios, diz Rogério Carvalho (seguida de comentário nosso e áudio)

By | 15/09/2019 7:01 am

 

(Matéria  da Agência Senado)

 

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) criticou nesta sexta-feira (13), em Plenário, a reforma da Previdência (PEC) 6/2019 e as consequências que ela produzirá, segundo ele, na economia dos municípios brasileiros.

 

O parlamentar ressaltou que o valor dos benefícios previdenciários foi superior ao valor da arrecadação, em 87,9% dos municípios do país em 2017, conforme dados divulgados pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip).

 

— Os benefícios pagos pela Previdência tanto cumprem um papel importante na composição da renda familiar de milhões de brasileiros, como são de suma importância para o crescimento e para a garantia da movimentação da economia dos milhares de municípios do nosso país — alertou.

 

Comentário nosso – Pertinente o alerta do senador petista. Muitos municípios  pequenos  e rurais  têm a  Previdência como principal fonte de renda. Mas algumas mudanças, como  o  aumento da na idade mínima e o estabelecimento de medidas que  evitem as  fraudes  são imprescindíveis para manter a saúde financeira da Previdência. O aumento da expectativa  de vida, a cada ano, aumenta o período em cada  aposentado vai receber o benefício, aumentando assim a despesa da Previdência para pagar este benefício até o fim da vida de cada  um. O retirá-lo é outra. É  o  caso, por  exemplo da redução das pensões por morte. Embora a morte do cônjuge reduza as despesas  do  cônjuge sobrevivente, esta redução só é sentida  mais  na parte  da  alimentação, pois  outras  despesas como aluguel (para quem não tem casa  própria), água, energia e outras não são reduzidas. E as despesas com medicamentos vão sempre  aumentando para quem sobrevive. Tenho uma amiga viúva que gasta praticamente toda  a sua pensão com remédios. Tirar pois quarenta por  cento na pensão de uma viúva ou viúvo é um verdadeiro crime. Você, futuro aposentado, cuide de anotar  os  nomes de senadores  e  deputados que  votarem a favor da reforma  da  Previdência para  dar o troco  nas próximas eleições. Daqui prá lá  você vai ver  os aposentados sentirem as consequências da reforma. (LGLM)

Reforma Previdência vai afetar a economia dos municipios

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *