(da assessoria)
A vereadora Nadir Rodrigues apresentou na sessão ordinária desta quinta-feira, 19, na Câmara Municipal de Patos, um projeto de Lei que regulamenta a carga horária para 30 horas semanais para todos os servidores públicos do município de Patos.
Atualmente, a carga horária dos servidores é de 40 horas semanais, mas a parlamentar sugere mudar essa realidade.
Segundo Nadir, o projeto visa atender uma luta antiga dos servidores públicos do município de Patos: “Desde que apresentamos o projeto das 30 horas para a enfermagem, os demais servidores passaram a demonstrar o desejo de também serem contemplados com 30 horas, para que eles possam desenvolver suas ações com maior qualidade, através de uma valorização que é necessária por parte da gestão para com o servidor público, pois essa carga horária de 40 horas semanais torna impossível a possibilidade de qualquer servidor desenvolver seu trabalho com uma maior excelência, uma vez que sobrecarrega o serviço e o servidor”, explicou.
Ainda de acordo com Nadir, não se trata de um projeto que vai promover apenas uma redução de carga horária, mas que busca especialmente a melhor qualidade da assistência à população patoense.
O projeto foi indicado pela vereadora Nadir, porém terá autoria de todos os parlamentares como autores, já que todos assinaram.
Comentário nosso – Muito simpática a proposta da vereadora Nadir, mas altamente demagógica. Antes de tudo porque a proposta é inconstitucional, por aumentar as despesas da prefeitura. Cada três servidores que tiverem a jornada reduzida vai obrigar a prefeitura a contratar mais um servidor, numa época em que a administração está tendo dificuldades para pagar aos atuais servidores. A menos que a ilustre vereadora ache que os servidores estão “vagabundando” durante estas duas horas que em tese trabalham a mais. Mas aí haveria uma solução sem aumentar as despesas da prefeitura. Era reorganizar o expediente de modo a ocupar os servidores durante as quarenta horas semanais. Por outro lado, a proposta da vereadora chama a atenção para uma injustiça que estaria acontecendo na prefeitura de Patos. Por que uma parte dos servidores que fizeram concurso e foram nomeados para trabalhar quarenta horas só estão trabalhando trinta horas, justamente numa área onde a administração municipal tem mais problemas que é a área de saúde? Enquanto os demais servidores trabalham quarenta horas? Se o pessoal da saúde continuasse a trabalhar suas quarenta horas semanais, não seria possível melhorar o atendimento ao público? (LGLM)