Câmara de Patos reprova projeto do Executivo para doação do prédio do Fórum ao TJ-PB (veja comentário)

By | 05/07/2020 6:22 am

(Folha Patoense com Assessoria)

 

A Câmara Municipal de Patos reprovou nesta quinta-feira(02), durante a Sessão Ordinária remota, o projeto de Lei de nº 14/2020 de autoria do Poder Executivo que dispõe acerca da transferência de propriedade de um terreno pertencente ao município de Patos para o Tribunal de Justiça da Paraíba-TJPB, onde foi instalada a sede do Poder Judiciário local, através da construção, pelo Tribunal de Justiça, do Fórum Miguel Sátyro no citado imóvel.

 

Veja como votou cada vereador:

Contra: Ramon Pantera, Lucinha Peixoto, Edjane Araújo, Diogo Medeiros, Suélio Caetano, Goia, Capitão Hugo e Toinho Nascimento.

A favor: Ferré Maxixe, Sales Júnior, Edvar Cambirota, Fatinha Bocão, Nadir Rodrigues, Gordo da Sucata e Raniere Ramalho.

Abstenção: Dito

 

Em primeira votação, na sessão da terça-feira, 30/06, Goia e Dito haviam votado a favor, enquanto Suélio havia se abstido de votar, o que resultava na aprovação do projeto. Agora, Dito se absteve, enquanto Góia e Suélio votaram contra, invertendo o resultado da terça-feira.

 

Comentário nosso – Segundo observadores, teria sido determinante na mudança de resultado da votação, a manifestação do juiz aposentado Dr. Ramonillson Gomes, que divulgou vídeo em que manifestou a sua posição contrária à aprovação do projeto, mesmo contrariando a posição do Tribunal de Justiça, que através do seu presidente defendera a proposta do prefeito. Dr. Ramonilson, em seu depoimento, lembrou que há algum tempo, na condição de diretor do Forum conseguiu que a administração municipal de Patos desapropriasse um terreno em frente à CEASA, no contorno da BR-230 para a construção de um novo Forum para Patos. O terreno tinha a dimensão de 70×110, portanto  do tamanho de um campo de futebol, quando o terreno do Forum atual é apenas 40×40. Foi feito o projeto do novo Forum, mas o Tribunal de Justiça se desinteressou do assunto e não construiu o Forum, motivo pelo qual o terreno foi devolvido ao seu antigo proprietário. O prédio do atual Forum foi construido pelo Estado há mais de cinquenta anos, destinando-se o andar térreo para o antigo ParAiban e o primeiro andar para o Forum. Não tem estacionamento e suas dimensões não permitem acolher órgãos auxiliares da Justiça como Defensoria Pública e Ministério Público, como poderia acontecer se se tratasse de um prédio maior como acontece por exemplo, em Campina Grande, onde no complexo Judiciário fica toda a Justiça estadual e federal e órgãos auxiliares. Nos últimos anos, João Pessoa teve construído dois prédios imensos para os Fórum Civel e para o Criminal, além do Fórum de Mangabeira, Campina Grande recebeu um Complexo Judiciário e até Piancó tem instalações de primeira qualidade. O fórum de Patos só recebeu reformas de pequeno porte.  O Tribunal se quisesse fazer justiça ao porte e à importância da cidade e da justiça de Patos, deveria construir um novo Fórum e doar o prédio à Prefeitura de Patos, em retribuição à utilização, há mais de quarenta anos, do prédio construído pelo Governo do Estado e cuja metade foi destinada à Justiça local. Acreditamos que a maioria dos vereadores que votou a favor do projeto, na segunda votação, não tomou conhecimento da manifestação corajosa do Dr. Ramonilson Gomes, que contrariou inclusive a vontade dos seus, até poucos meses atrás, superiores na Justiça Estadual. Caso contrário o projeto teria sido reprovado por unanimidade. Legalmente o prédio é apenas um acessório do terreno, no caso pertencente ao município de Patos. Ao doar o terreno à Justiça, o município estaria sofrendo um prejuízo financeiro considerável.  Por que a Justiça não se propôs a comprar o terreno pelo justo valor atual? (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *