Prefeito de Patos se reúne com empresa Conserv e estabelece deveres para o bom andamento dos serviços de coleta de lixo (veja comentário)

By | 19/07/2020 3:51 pm

(Coordecom)

O prefeito interino de Patos, Ivanes Lacerda, juntamente com o secretário de finanças, Procurador do Município, Chefe de Gabinete e Chefe do Setor de licitação, esteve reunido, de forma remota, na última terça-feira, dia 14 de julho, com o empresário Herbert Gomes, da empresa Conserv Construções e Serviços LTDA que presta serviço de varrição e coleta de lixo na cidade.

 

Na reunião, foram colocadas as dificuldades que têm ocorrido na cidade perante a defasagem dos carros coletores e atraso na coleta.

 

Sendo assim, o prefeito pontuou que ocorreu a renovação de prazo e não de contrato, uma vez que serão necessárias para um bom desempenho da prestação de serviço: a renovação da frota, disponibilidade de quatro caminhões (aumento da frota), mais um de reserva, um fiscal (para fiscalizar a execução do contrato), calendário da coleta de lixo, campanha educativa de esclarecimento e agendamento dos dias de cada região e os direitos trabalhistas em dia. Por parte da Prefeitura ficou a responsabilidade de pagar o valor atual dos serviços e os valores que têm em atraso (esses atrasos são de outros períodos do mandato. A divisão do pagamento do débito ocorrerá até o mês de dezembro).

 

De acordo com o prefeito, esses valores serão auditados e publicizados para que a sociedade tome conhecimento e seja prestada conta do serviço e dos valores pagos.

“A empresa Conserv está no final de contrato que tem com o município desde o início de 2017, que o contrato foi renovado, em outras épocas, até por orientação do Tribunal de Contas. E nós estamos fazendo um ‘aditivo de prazo’ para encerrar o ano, pois, não daria tempo para a realização de uma licitação. A licitação para empresa de lixo é uma das mais complexas que há. Então, nós precisamos renovar o aditivo de prazo, o contrato é o mesmo. Para isso, faríamos um termo de ajustamento de conduta para compromisso da empresa”, explicou.

 

Comentário nosso – Se houve apenas um acordo para o alongamento do prazo do contrato entre a prefeitura de Patos e a empresa Conserv, não havia por que a prefeitura estabelecer novas condições diferentes das contratadas inicialmente. A empresa estava obrigada a cumpri-las de acordo com o que reza no contrato. Com relação aos débitos preexistentes, a empresa está no direito de impor como condição para prorrogar o contrato um compromisso de a atual administração pagar o que a prefeitura lhe deve. Sob pena de ter que recorrer à Justiça depois que terminasse o contrato. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *