Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba amplia leitos de UTI para tratamento de Covid-19

By | 14/03/2021 7:23 am

(Paraíba Master)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está ampliando a oferta de leitos para o tratamento do novo coronavírus no Sertão e no Agreste.

Os equipamentos para a abertura de 38 novos leitos já foram enviados para os municípios de Patos, Cajazeiras e Campina Grande. Até o final deste mês, o Governo do Estado ampliará sua rede de referência em 287 leitos, para atender a população. Atualmente, a Paraíba dispõe de 1.003 leitos para atendimento Covid-19, sendo 428 de UTI e outros 578 de enfermaria.

Dentro da ampliação para o Sertão, o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, terá um incremento de seis leitos de UTI, saindo de 26 para 32 vagas. A unidade também receberá mais 12 novos leitos de enfermaria clínica, deixando a unidade com a capacidade total de 64 leitos para internação de casos moderados ou graves da Covid-19.

Ainda no Sertão, a UPA de Cajazeiras passará a atender exclusivamente casos de síndrome gripal e o Hospital Regional de Cajazeiras receberá um incremento no número de leitos de UTI. A unidade sairá de 13 para 23 leitos de UTI, além dos outros cinco de Unidade de Decisão Clínica (UDC) já disponíveis no Hospital Regional.

De acordo com Daniel Beltrammi, a ampliação de leitos vem para tentar suprir a demanda crescente de casos moderados e graves da Covid-19, que precisam de internação. “O estado não mede esforços para prestar assistência adequada à população Paraíba, porém é preciso lembrar que os recursos não são infinitos. A abertura de leitos depende de recursos, insumos, medicamentos e também da contratação de profissionais qualificados, não são apenas camas e respiradores”, enfatizou.

Na segunda Macrorregião de Saúde, mais especificamente em Campina Grande, serão acrescentados mais 10 leitos de UTIs, totalizando 70 leitos de UTI, 40 de enfermaria e três de Unidade de Decisão Clínica (UDC) ao Hospital de Clínicas (HC). Com o aumento na quantidade de leitos totais, a unidade passará a ser maior referência para o agravo no estado.

Para Daniel Beltrammi, o momento atual é de cautela e preservação da vida “Precisamos nos resguardar com os cuidados já exaustivamente falados: uso de máscara, lavagem das mãos, distanciamento social e sem aglomerações para que possamos diminuir a circulação do vírus e demanda por internações”, finaliza. Nos últimos dias, a SES ativou mais de 140 leitos exclusivos para tratar pacientes da Covid-19. Outros 147 serão abertos nos próximos dias, totalizando 287 leitos ativos para o agravo.

 

Nossa opinião – A notícia é boa, mas o efeito pode durar pouco tempo. Na marcha em que vai a contaminação da COVID 19 no Estado, até o fim do mês todos os leitos de UTI do Estado podem estar ocupados. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Estaduais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *