Esta é a manchete de uma notícia do G1 que dá conta de que o Forum dos Governadores, em reunião com a Secretária-geral Adjunta da ONU, Amina Mohamed, pediu ajuda humanitária da ONU para a compra de vacinas e kits de intubação.
E governador do Piauí, Wellington Dias, faz a pergunta e dá a resposta: “Por que estamos indo à ONU?” E responde: “Desde o começo, nós colocamos claramente: ‘Nós queremos o presidente da República, queremos o ministro da Saúde na coordenação nacional’. O que esperamos? O presidente da República fazer essa relação. Por que nós estamos indo à ONU? Porque o presidente da República, que era para ir, não foi. Nós estamos buscando”, afirmou o governador em entrevista coletiva após a reunião.
Wellington é coordenador da temática de vacina no fórum e justifica por que o Forum tomou a iniciativa: ““São 11 estados em que pacientes estão internados e faltam analgésicos, sedativos, em alguns lugares oxigênio. Ou seja, há necessidade de a ONU dar essa ajuda humanitária nessa direção”.
Como todos sabem, só os cegos e apaixonados não enxergam, Bolsonaro tem “tirado o corpo fora” e deixado de tomar as medidas recomendadas para o combate à pandemia e o tratamento dos doentes dela resultante. Não só não comanda o combate à pandemia, como limita a atuação dos Ministros que tem escolhido para a Saúde, além de tentar atrapalhar a atuação de prefeitos e vereadores que assumiram a tarefa. Sua administração é, portanto, responsável por omissão, pela situação a que chegamos com relação a pandemia da COVID 19. (LGLM)