Dificuldades na pandemia levam mãe e filha a se unirem para oferecer comida regional em canteiro central, em Patos

By | 19/04/2021 9:43 am
(Jozivan Antero, no Patos Online, como comentário nosso)

 

A cozinheira Dona Socorro, de 62 anos, é bastante conhecida pela sua comida saborosa. Ela trabalhou durante muitos anos em renomados restaurantes da cidade de Patos, entre estes a Churrascaria O Rancho, Restaurante Alguidar e na saudosa Lanchonete Chiquitita.

A pandemia do novo coronavírus, COVID 19, trouxe dificuldades para a família de Dona Socorro que decidiu colocar em prática a ideia de voltar a cozinhar para complementar a renda de casa. Há um ano mãe e filha decidiram comercializar comida caseira em frente da residência localizada na Rua Horácio Nóbrega, nas proximidades da Panificadora Vitória, no Bairro Belo Horizonte, em Patos.

Enquanto Dona Socorro prepara a comida, a sua filha Joana Paula Silva Henrique fica em trecho do canteiro central da Rua Horácio Nóbrega oferecendo os pratos do dia. Tem sempre comida fresca, saudável e regional nas panelas. Arroz de graxa, galinha de capoeira, fava, picado de bode, buchada, panelada, feijoada, rubacão, mugunzá é servido dependendo do dia da semana.

Dona Socorro disse que a ideia foi colocada em prática há cerca de um ano. Para acompanhar a modernidade, a comida também é entregue em sistema de delivery, mas também é servida para aqueles que desejam levar para casa ao passar no local.

A grave crise econômica, agravada pela pandemia da COVID 19, proporcionou um crescimento vertiginoso do trabalho informal. Dados oficiais apontam que mais de 15 milhões de brasileiros estão desempregados e outros milhões que já desistiram de procurar e buscam sobreviver de inúmeras formas. Dona Socorro e sua filha Joana Paula são exemplos de lutadoras que buscam complementar a renda usando a criatividade.

Nossa opinião

  • Antes da pandemia, os restaurantes e lanchonetes já tinham começado a oferecer comida por entrega a domicílio (delivery) o que foi intensificado depois da pandemia. E as tradicionais quentinhas depois da pandemia vieram para as ruas e recorreram também ao delivery. Outro setor que está absorvendo grande número de trabaladores é o setor de entregas a domicílios. Aqui em Joao Pessoa já há muitas centenas de entregadores e entregadoras, principalmente de comidas./Em Patos, restaurantes, lanchonetes e até padarias estão fazendo entregas a domicílio, dando trabalho a dezenas de entregadores. (LGLM)

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *