(Patos Online, com informações da Coordecom e comentário nosso)
Patos vive momento de desaceleração no registro de novos casos de covid-19, e de novas internações
O Boletim Epidemiológico de Patos divulgado nesta quinta-feira, 22 de abril, pela Vigilância Epidemiológica do município de Patos, confirmou uma certa desaceleração nos novos casos registrados de covid-19, bem como nos internamentos para o tratamento da referida doenças no hospitais da cidade.
De 29 pessoas infectada pelo vírus nas últimas 24 no boletim de ontem (21), cairmos para 21 pessoas infectadas nestas quinta-feira, 22 de abril. Também houve melhora no número de pessoas internas para tratar os sintomas da doença.
Veja o Boletim de Hoje:
O Boletim Epidemiológico de Patos divulgado nesta quinta-feira, 22 de abril, pela Vigilância Epidemiológica informa que 21 pessoas foram infectadas pela COVID-19 nas últimas 24 horas. Além disso, 25 pessoas estão recuperadas nesse período, e 66 estão em isolamento domiciliar e 25 estão em internamento hospitalar.
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a cidade de Patos registrou o total de 11.725 pessoas infectadas pelo vírus. Desses números, 179 pessoas foram a óbito, e 11.455 estão recuperadas.
Dos infectados, 5.269 são do sexo masculino, e 6.456 são do sexo feminino.
LEITOS:
-A UPA possui 14 leitos na enfermaria COVID-19 sem leito ocupado.
-O Hospital Infantil possui 05 leitos UTI COVID sem ocupação no leito adulto e 01 ocupação na pediatria; a enfermaria possui 12 leitos, sendo 01 ocupação adulto e 01 na pediatria.
-O Complexo Hospitalar possui 32 leitos de UTI COVID com 14 ocupados; e 32 leitos de enfermaria COVID com 08 ocupações.
O Centro de COVID-19 disponibiliza 125 testes por dia, sendo 50 swab e 75 rápidos. Além disso, o paciente que chega com os sintomas (evidentes) entre 03 e 07 dias já tem o direito a fazer o swab.
A UPA também possui os testes, swab e sorologia para pacientes com dispnéia.
Nossa opinião
Estivemos examinando os boletins epidemiológicos divulgados pela Prefeitura de Patos e constatamos realmente um desaceleramento dos novos casos e internamentos. Como esta melhoria coincidiu com os quinze dias posteriores à semana santa, quando houve uma espécie de lockdown com a série de férias criados pelo Governo do Estado se juntando à sexta-feira santa, temos que passar a observar os números daqui para a frente. Na segunda-feira passada completamos quinze dias da reabertura do comércio. Se tiver melhorado o comportamento da população, na prática do isolamento, depois da semana santa, nós teremos uma melhora sustentável da pandemia. Caso contrário teremos um recrudescimento nos próximos dias. Que ninguém comece a relaxar no isolamento e nas outras medidas sanitárias se prevalecendo da melhoria dos números de casos e internações por conta da COVID 19. Um detalhe que observamos foi que as últimas mortes por COVID que ocorreram em Patos foram justamente quinze dias depois da semana santa. O que comprova que é de isolamento social que nós mais precisamos. (LGLM)