Não podemos relaxar o comportamento diante da pandemia, por conta da melhoria dos números de casos, internamentos e óbitos nos últimos vinte dias.

By | 23/04/2021 2:27 pm

(Patos Online, com informações da Coordecom e comentário nosso)

Patos vive momento de desaceleração no registro de novos casos de covid-19, e de novas internações

O Boletim Epidemiológico de Patos divulgado nesta quinta-feira, 22 de abril, pela Vigilância Epidemiológica do município de Patos, confirmou uma certa desaceleração nos novos casos registrados de covid-19, bem como nos internamentos para o tratamento da referida doenças no hospitais da cidade.

De 29 pessoas infectada pelo vírus nas últimas 24 no boletim de ontem (21), cairmos para 21 pessoas infectadas nestas quinta-feira, 22 de abril. Também houve melhora no número de pessoas internas para tratar os sintomas da doença.

Veja o Boletim de Hoje:

O Boletim Epidemiológico de Patos divulgado nesta quinta-feira, 22 de abril, pela Vigilância Epidemiológica informa que 21 pessoas foram infectadas pela COVID-19 nas últimas 24 horas. Além disso, 25 pessoas estão recuperadas nesse período, e 66 estão em isolamento domiciliar e 25 estão em internamento hospitalar.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a cidade de Patos registrou o total de 11.725 pessoas infectadas pelo vírus. Desses números, 179 pessoas foram a óbito, e 11.455 estão recuperadas.

Dos infectados, 5.269 são do sexo masculino, e 6.456 são do sexo feminino.

LEITOS:

-A UPA possui 14 leitos na enfermaria COVID-19 sem leito ocupado.

-O Hospital Infantil possui 05 leitos UTI COVID sem ocupação no leito adulto e 01 ocupação na pediatria; a enfermaria possui 12 leitos, sendo 01 ocupação adulto e 01 na pediatria.

-O Complexo Hospitalar possui 32 leitos de UTI COVID com 14 ocupados; e 32 leitos de enfermaria COVID com 08 ocupações.

O Centro de COVID-19 disponibiliza 125 testes por dia, sendo 50 swab e 75 rápidos. Além disso, o paciente que chega com os sintomas (evidentes) entre 03 e 07 dias já tem o direito a fazer o swab.

A UPA também possui os testes, swab e sorologia para pacientes com dispnéia.

 

Nossa opinião

Estivemos examinando os boletins epidemiológicos divulgados pela Prefeitura de Patos e constatamos realmente um desaceleramento dos novos casos e internamentos. Como esta melhoria coincidiu com os quinze dias posteriores à semana santa, quando houve uma espécie de lockdown com a série de férias criados pelo Governo do Estado se juntando à sexta-feira santa, temos que passar a observar os números daqui para a frente. Na segunda-feira passada completamos quinze dias da reabertura do comércio. Se tiver melhorado o comportamento da população, na prática do isolamento, depois da semana santa, nós teremos uma melhora sustentável da pandemia. Caso contrário teremos um recrudescimento nos próximos dias. Que ninguém comece a relaxar no isolamento e nas outras medidas sanitárias se prevalecendo da melhoria dos números de casos e internações por conta da COVID 19. Um detalhe que observamos foi que as últimas mortes por COVID que ocorreram em Patos foram justamente quinze dias depois da semana santa. O que comprova que é de isolamento social que nós mais precisamos. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *