Projeto do vereador Jamerson Ferreira veda nomeação de pessoas condenadas pela lei Maria da Penha para cargos públicos

By | 28/04/2021 4:55 pm

(Patos  Online, com informações da assessoria e comentário nosso)

Nesta terça-feira, dia 27, o vereador Jamerson Ferreira apresentou o Projeto de Lei nº 55/2021 que visa vedar a nomeação, no âmbito da administração pública direta e indireta, a nomeação pessoas condenadas pela Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) para cargos públicos no município. O projeto foi aprovado em primeira votação por unanimidade. A penalidade vale para condenados em decisão tramitada em julgado, até o cumprimento da pena.

A lei deverá entrar em vigor a partir da aprovação em segunda votação e valerá para o município de Patos, no sertão paraibano.

Para o parlamentar…

Tal lei aprovada no âmbito municipal tem constitucionalidade reconhecida pelo Superior Tribunal Federal, que reconheceu que “Prefeitos têm competência para propor projetos de lei que, visando à preservação da moralidade administrativa, selecione quem pode ocupar cargos públicos”.

Nossa opinião

Há uma inconsistência na tentativa da assessoria ao tentar justificar a constitucionalidade do projeto do vereador, quando atribuiu ao Supremo Tribunal Federal a ideia de que “Prefeitos têm competência para propor a projetos de lei que, visando à preservação da moralidade administrativa, selecione quem pode ocupar cargos públicos”. Admitindo-se que tal tenha dito o STF a competência seria do prefeito e não dos vereadores.

Segundo, em que uma condenação do tipo atentaria contra a moralidade administrativa?

Terceiro, o projeto do ilustre vereador propõe uma pena para quem já está cumprindo pena e a nosso ver isto seria matéria penal, competência exclusiva da União.

E se fosse condenado, por crimes contra o patrimônio, por tráfico de drogas ou por outros crimes contra a vida, poderia ser comissionado? (LGLM)

 

 

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *