Butanvac começa a ser produzida, mas ainda faltam testes sobre a vacina

By | 29/04/2021 6:44 am
(Marco Antônio Carvalho, Repórter de Metrópole)

O primeiro lote de um milhão de doses da Butanvac, vacina contra o coronavírus desenvolvida pelo Instituto Butantan, começou a ser produzido nesta quarta-feira, 28. O governo de São Paulo prevê que 18 milhões de doses estejam prontas no início de julho. Mas a pesquisa, aprovação e a distribuição do imunizante fabricado 100% no País deve seguir um caminho complexo. É que ainda falta uma parte importante do processo: os testes em humanos.

Para avançar nessa etapa, o Butantan solicitou na semana passada a autorização à Anvisa para iniciar o estudo. Mas nesta terça-feira, 27, ouviu da agência que os documentos enviados eram insuficientes e um pedido por informações complementares foi feito pelo órgão federal. O instituto sediado em São Paulo já informou que mantém contato para “viabilizar os esclarecimentos necessários”.

Enquanto a Butanvac não avança, várias cidades do País continuam enfrentando problemas com o estoque de vacinas. A opção em municípios de ao menos oito Estados tem sido adiar a aplicação da segunda dose, o que deixa “centenas de milhares de pessoas com o esquema de proteção incompleto”, como mostramos aqui. O Ministério da Saúde espera distribuir novas doses a partir de amanhã.

“O Brasil com suas 38 mil salas de vacinação, aplicando uma vacina a cada 5 minutos em 8 horas de funcionamento por dia e trabalhando 20 dias por mês, conseguiria vacinar 60,8 milhões de pessoas por mês”, explica aqui o colunista Gonzalo Vecina. No País, contudo, ainda faltam doses para pôr esse plano em prática

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *