JOSÉ PEREGRINO DE ARAÚJO FILHO

By | 01/05/2021 5:12 pm

(José Romildo de Sousa, historiador)

José Peregrino de Araújo Filho, também conhecido pelo nome de Dr. Pedro, foi o primeiro médico da cidade de Patos, depois de haver concluído o curso de Medicina no Rio de Janeiro.

Com a criação do Sistema de Prefeitura, foi nomeado o 1º prefeito de cidade, assumindo em 02 de janeiro de 1913. Durante o seu mandato, José Peregrino teve dois vice-prefeitos: José Vieira Arcoverde (1913-1918) e Aristides Marques de Almeida (1918- 1929). Governou o município por um período de 15 anos. Encerrando seu mandato em 09 de março de 1929. Posteriormente, foi eleito deputado constituinte de 1934 até 1937, quando houve o golpe do Estado Novo dado pelo ex-presidente Getúlio Vargas.

Era filho de José Peregrino de Araújo que foi Presidente do Estado da Paraíba e responsável em 1903, pela assinatura da Lei nº 200, que elevou a vila de Patos à categoria de Cidade.

Casou com Dona Marica Firmino em 1908, filha do Coronel Firmino Ayres Albano da Costa, que era concunhado de Miguel Sátiro e muito amigo da família Dantas de Teixeira. Tiveram os seguintes filhos: Severino Ayres de Araujo (Médico), Osman Ayres de Araújo (Médico), Hiran Ayres de Araújo (Médico), Firmino Ayres de Araújo (Brigadeiro), Odmar Ayres de Araújo (Funcionário da CEF) e Walter Ayres de Araújo (Dentista). O casal residia numa casa construída em 1915, no largo da Matriz, atual praça Edivaldo Mota, onde recepcionaram em 1926, Washington Luiz, o primeiro presidente da República que visitou Patos. Interessante que na frente desta casa, bem abaixo da altura do seu piso interno existia um “óculo” (buraco) também chamado de “olho-de-boi”, que tinha a finalidade de clarear e arejar a parte inferior do assoalho, evitando assim a proliferação de cupins.

Doutor Pedro relutou muito em aceitar o cargo de Prefeito de Patos. Único na cidade como médico, exercia a Medicina mais como apostolado do que como meio de vida.

Numa época em que os impostos quase não existiam, Dr. José Peregrino de Araújo Filho cuidou do bem-estar da população patoense, urbanizando as avenidas, que ganharam luz de lampião (a querosene) e, em 1921, energia elétrica, montada pelo engenheiro Cavalcanti.

Foi ainda Dr. Pedro o responsável pela construção da velha ponte do bairro do São Sebastião e deu início a arborização da cidade.

José Peregrino era uma das pessoas mais respeitáveis da região, falava francês fluentemente e dispunha de grande influência política.

 

Nossa opinião

  • Dr. Pedro, no que foi imitado depois por seu filho Dr. Severino Araújo, gostava de passear pelas ruas da cidade. Lembro, na minha meninice na rua dos Dezoito do Forte, que ele de vez em quando passava pela nossa rua, acarinhando as crianças e falando com os mais velhos. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Blog Memórias de Patos

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *