O PRIMEIRO CARTEIRO DE PATOS

By | 22/05/2021 10:00 pm

(José Romildo de Sousa)

No ano de 2002, mais precisamente no dia 07 de novembro, a cidade de Patos comemorou de forma intensa o resgate de um dos seus mais ilustres filhos: Zezinho de Cruz – José Gomes de Lucena – o primeiro carteiro da cidade, fato acontecido em 1913.

As comemorações tiveram início na Casa Juvenal Lucio de Sousa, onde os familiares e amigos de Zezinho se reuniram para reverenciar a sua memória. Encerrando a solenidade na Câmara de Vereadores, todos os presentes foram convidados a se dirigirem para a sede da agência dos Correios e Telégrafos, na rua Epitácio Pessoa, onde foi feita a aposição de uma foto de Zezinho de Cruz e outra do prédio antigo dos Correios em Patos. Na oportunidade, várias autoridades usaram da palavra enaltecendo a vida e a obra do homenageado.

José Gomes de Lucena, também chamado por Zezinho de Cruz era filho de José Cruz de Lucena (Seu Cruz) e Maria Gomes da Cruz. São seus irmãos: Lilia, Tininho e Joãozinho e, do segundo casamento do pai: Maria Diva de Lucena Brandão (viúva de Seu Hermes Brandão) e Marly Cavalcante de Lucena. Natural de Patos, nasceu em 03 de outubro de 1896.

Zezinho casou-se pela primeira vez com Eulália Castelliano de Lucena (Lalinha) com que tivera os seguintes filhos: Aluízio Catelliano de Lucena, Maria do Carmo Castelliano de Lucena, Luiz Castelliano de Lucena, Cândido Castelliano de Lucena e Francisco Castelliano de Lucena. Contraiu núpcias pela segunda vez com Anatildes Neves de Sá – irmã do Padre José Neves de Sá – nascendo deste enlace matrimonial os filhos: Maria do Socorro, Maria de Lourdes Neves de Lucena e José Neves.

Foi o primeiro carteiro da cidade em 1913. Antes as cartas eram procuradas no próprio prédio dos correios.

Zezinho foi também o segundo motorista de automóvel de Patos (o primeiro foi Chico Wanderley), foi o segundo sacristão da cidade (o primeiro foi Chiquinho Sacristão) e foi o segundo titular do cartório de registro civil de nascimento, casamentos e óbitos (o primeiro foi o professor João Norberto). Fez parte da primeira banda de música amadora de Patos, que aqui existiu entre 1914 e 1920. Tocava saxofone, flauta, violão e órgão. Nessa época os músicos compravam seus próprios instrumentos. Foi seu colega nesta banda o Dr. Drault Ernany.

Zezinho de Cruz veio a falecer em 11 de dezembro de 1983, na capital do Estado, sendo seu corpo sepultado no cemitério São Miguel, em sua terra natal.

Comentário

Comentário

Category: Blog Memórias de Patos

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *