Justiça reduz para 30 horas a jornada de enfermeiros e técnicos em enfermagem em Patos

By | 29/09/2021 9:13 am

Enfermeiros e técnicos de enfermagem de Patos conseguem na justiça, liminar restabelecendo carga horária de 30 horas semanais

(Paulo Jefferson em 28/09/2021, divulgado por https://patos40graus.com) Com comentário nosso.

Alguns servidores da área da saúde da cidade de patos entraram na justiça após terem a carga horária da jornada de trabalho alteradas pelo município. Os enfermeiros, técnicos em enfermagem e auxiliares, passaram de 30 horas de trabalho semanal, para 40 horas trabalhadas, após decreto emitido em 2020 pelo poder executivo de Patos.

A medida liminar anulou os efeitos do decreto N° 63, com base na Lei Municipal 4.589 de 2006, em que regulamentou a carga horária profissionais da enfermagem em 32 horas semanais.

A ação na justiça foi movida através das advogadas Jaciane Fontes e Aliline de Oliveira.

Nossa opinião

  • Embora não tenhamos visto a sentença que concedeu esta liminar aos enfermeiros e técnicos de enfermagem, entendemos que quem a prolatou está correto. O prefeito pretendeu desfazer por um decreto aquilo que foi estabelecido por uma lei. Para nós a lei, sancionada, salvo engano, na administração de Chica Motta é inconstitucional. Não pode o município  pode legislar sobre questões trabalhistas. Mas o caminho seria revogar a lei ou acionar a Justiça, talvez por interposta pessoa, para anular a lei. Alguém argumentou, o que teria sido inclusive respaldado em decisão judicial, que o prefeito poderia ter aumentado a jornada dos profissionais, através de decreto, diante da situação de pandemia. Admitamos que sim. Mas jamais poderia fazê-los trabalhar mais do que dispunha aquele lei (mesmo que fosse inconstitucional) sem remunerar os trabalhadores pelo excesso de jornada, considerando-o prestação de horas extras. Repetimos, a lei que reduziu a jornada por inconstitucional que seja não pode ser desobedecida, enquanto não for revogada ou anulada judicialmente. (LGLM)

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *