Apesar de apenas cabo, deputado conseguiu fechar Assembleia

By | 07/10/2021 7:52 am

Assembleia ficará fechada até que Cabo Gilberto seja vacinado contra Covid-19

(MaisPB, seguido de comentário nosso)

whatsapp sharing button
sharethis sharing button

Deputados estaduais decidiram suspender, no início da tarde desta quarta-feira (06), as sessões e os trabalhos presenciais até que o deputado Cabo Gilberto Silva (PSL) tome vacina contra a Covid-19.

O parlamentar, que lidera a oposição, descumpriu uma regra aprovada pela Casa e participou pelo segundo dia seguido de forma presencial da sessão mesmo sem estar autorizado.

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (PSB), informou que vai aguardar que o deputado se vacine até o fim do mês. Caso até lá o parlamentar bolsonarista não tenha sido imunizado, os deputados vão se reunir de forma reservada para analisar as “providências” que serão tomadas.

Questão de ordem 

A questão de ordem foi levantada inicialmente pelo deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB). Bosco Carneiro (Cidadania), em uma nova questão de ordem, pediu a suspensão de todas as atividades.

“Em respeito aos servidores, colegas, imprensa, Paraíba”, disse Hervázio. Ricardo Barbosa (PSB) no entanto, frisou que a decisão majoritária deve prevalecer. “Está se sobrepondo ao todo, principalmente no parlamento, onde a decisão majoritária prevalece sempre. Não podemos punir o todo em detrimento do deputado Cabo Gilberto”, pontuou.

O presidente da Casa, Adriano Galdino (PSB) lembrou que ao comparecer o plenário, Cabo Gilberto descumpre uma Resolução e afeta o ambiente parlamentar. Galdino garantiu que não usará força policial para impedir a entrada de qualquer parlamentar na Casa.

Em sua defesa, Cabo Gilberto argumentou que não descumpre qualquer Resolução e garantiu ter feito teste que mostrou não estar infectado pelo coronavírus. “Não coloquei a vida de ninguém em risco”, disse.

Ele reforçou que está sendo constrangido e alvo de constantes ataques com discriminação, humilhação e massacre. “Afronta a democracia deixar o parlamentar sem exercer o seu mandato porque não tem passaporte sanitário”, avaliou.

No plenário, além de Cabo Gilberto, estão Wilson Filho, Jutay Meneses e Jane Panta.

Nossa opinião

  • O deputado Cabo Gilberto mostrou que é mesmo poderoso. Sozinho afrontou os outros trinta e cinco deputados estaduais e  conseguiu fechar a Assembleia. Entrou lá à força, apesar da proibição de entrar sem o comprovante de vacinação e, ao invés de ser punido, obrigou a Mesa a voltar atrás na decisão de realizar sessões presenciais. As reuniões ficarão suspensas até o deputado resolver se vacinar. Deram a ele mais de três semanas de prazo para se decidir. Enquanto isso, funcionário da Assembleia só entrar se estiver vacinado. É pouco ou querem mais? (LGLM)

Comentário

Category: Estaduais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *