Prefeitura de Patos edita decreto e reforça apresentação do cartão de vacina e amplia capacidade total de estabelecimentos

By | 19/10/2021 12:51 pm

(PATOS ONLINE, em 19.out.2021, com comentario nosso)

A Prefeitura de Patos publicou o decreto n° 78/2021, nesta segunda-feira, dia 18 de Outubro, com as novas medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo novo coronavírus e da exigência de cartão de vacinação. As determinações têm vigência no período de 18 a 31 de Outubro.

Os principais pontos reforçam a necessidade da apresentação do comprovantes de vacinação contra a COVID-19, porém, as pessoas que ainda não foram alcançadas pelo cronograma instituído pela Secretaria Municipal de Saúde – SEMUSA, mediante apresentação de documento oficial com foto que comprove a respectiva idade.

Fica excetuada a exigência do Comprovação de Vacinação para o acesso nos respectivos estabelecimentos:

I – Estabelecimentos de saúde cujo atendimento seja de urgência e/ou emergência;
II – Farmácias, farmácias de manipulação e farmácias veterinárias;
III – Padarias e panificadoras;
IV – Açougues, peixarias e hortifrutis;
V – Foodtrucks da Praça Getúlio Vargas;
VI – Oficinas de serviços de manutenção, assistência técnica, e conserto de equipamentos eletrônicos.

Outro ponto estabelecido no decreto é o aumento da capacidade, para 70%, em bares, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência, shoppings centers, centros comerciais e estabelecimentos similares poderão funcionar, com atendimento nas suas dependências, respeitando o distanciamento mínimo de 1,5m. entre as mesas, bem como, com no máximo 06 (seis) pessoas por mesa.

Academias, cinemas, teatros e circos, com 70% da sua capacidade total. A realização de missas, cultos e quaisquer cerimônias religiosas presenciais poderão ocorrer com ocupação de 70% da capacidade do local.

Ficam, igualmente permitidos, em todo território municipal a realização de eventos sociais (festas de casamento, aniversários, etc), com 50% da capacidade do local e respeitando todos os protocolos de distanciamento e higienização, número máximo de 06 pessoas por mesa, distanciamento entre mesas de 1,5 metros e demais determinações das autoridades sanitárias.

As instituições privadas de ensino superior funcionarão exclusivamente através do sistema híbrido com 70% da capacidade, sendo necessário a todos os funcionários e estudantes a apresentação de Passaporte de Vacinação (Cartão de Vacinação Covid-19) estabelecido no art. 1º.

Ainda está mantida a suspensão do retorno das aulas presenciais nas escolas das redes públicas municipais, devendo manter o ensino remoto até o dia 31 de outubro de 2021.

As escolas e instituições privadas dos ensinos infantil, fundamental e médio poderão funcionar através do sistema híbrido com até 70% da capacidade.

Nossa opinião

  • Locais onde se dispensa a exigência do “passaporte”, como estabelecimento de saúde e farmácias, se justifica pela urgência em que pode se estar; os demais estabelecimentos pela pouca demora  no atendimento, mas em nenhum dos casos se dispensa o uso da máscara e o distanciamento social. Em todo o caso é indispensável que a administração municipal fiscalize se a legislação está sendo cumprida, sob pena de termos a volta da pandemia com as suas consequências danosas. A pandemia não se acabou, apenas se aliviou, mas pode voltar se não tivermos os cuidados necessários. Em Brasília, por exemplo, a liberação de públicos nos estádios, bem antes das outras regiões, é responsável pelo fato de a pandemia ainda continuar causando adoecimento e mortes. (LGLM)

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *