Lançada há pouco mais de quatro semanas, o livro de 20 páginas é uma adaptação da conhecida obra “O Mágico de Oz” em uma versão infantojuvenil com características que remetem a geografia e cultura da região seridoense, que se localiza entre algumas cidades interioranas da Paraíba e do Rio Grande do Norte.
(Ary Ramalho com Assessoria, em 20/10/2021, seguido de comentário nosso)
Quem disse que patoense não gosta de ler obras dos seus escritores locais? A prova disso foi publicada pelas redes sociais da Livraria Nobel, filial de Patos (PB), que mensalmente faz um ranking das obras mais vendidas no estabelecimento, divulgando o livro “O Mágico do Seridó” do escritor e ilustrador patoense Junior Misaki, como o mais vendido do mês.
Lançada há pouco mais de quatro semanas, o livro de 20 páginas é uma adaptação da conhecida obra “O Mágico de Oz” em uma versão infantojuvenil com características que remetem a geografia e cultura da região seridoense, que se localiza entre algumas cidades interioranas da Paraíba e do Rio Grande do Norte.
“Agradeço aos meus leitores que tem feito desse trabalho mais um sucesso, uma produção independente, sem apoio de editoras ou entidades, mas que já se popularizou entre os apaixonados por literatura infantojuvenil em nossa região, assim como, os educadores que estão levando para dentro das suas escolas o trabalho de um artista local, que muito me deixa honrado”, comentou o escritor.
O Mágico do Seridó é a segunda obra deste gênero do Junior Misaki, a primeira foi Clarice e a Andorinha, lançada no final de 2021 que lhe rendeu prêmios destaques em sua estreia como escritor. Em março deste ano Misaki publicou “Quadrinizando nas Aulas de Arte: de Professor para Professor” fruto de sua pesquisa do mestrado em Arte pela UFRN, que lhe colocou entre os dez livros teóricos mais relevantes do país com a temática “HQ”, na final da premiação “HQ Mix 2021”, o Oscar do fomento aos quadrinhos brasileiros, que ocorrerá ainda em novembro deste ano, em São Paulo.
Nestas últimas semanas o artista tem realizado momentos literários em cidades como São João do Sabugi (RN), Caicó (RN), Patos (PB), Serra Negra do Norte (RN) falando sobre o seu processo de criação de ilustração e escrita para estudantes e educadores promovidas por instituições públicas e privadas. Junior Misaki divulgou em suas redes sociais que também já está trabalhando em um próximo projeto infantojuvenil chamado “O Gato Juan” que tem previsão para ser lançado no início de 2022.
Nossa opinião
- É gratificante ver um escritor fazendo sucesso em sua própria terra. E mais gratificante ainda saber que os patoenses ainda gostam de ler. A descoberta da leitura, ainda nos tempos do seminário, está na base de tudo o que consegui na vida. Meus filhos herdaram de mim e alguns também da mãe o gosto pela leitura e todos estão se dando bem na vida, nas mais diversas profissões e atividades. Hoje continuo ainda leitor compulsivo. Parabéns ao Júnior Misaki por estar sendo instrumento e fomentador deste aprendizado da leitura entre os nossos filhos e netos. Na minha infância, os folhetos de cordel me estimulavam à leitura. Os meus filhos foram estimulados pelas revistas de Mauricio de Sousa e sua turma da Mônica. Hoje um conterrâneo estimula as crianças atuais (netos meus, talvez) com seus livros, baseados nas coisas do Nordeste. (LGLM)