(Jozivan Antero – Polêmica Patos) Seguido de comentário nosso.
Em poucos meses, a administração do prefeito Umberto Jefferson conseguiu pagar mais de um milhão de reais dos precatórios aos professores da rede municipal. O anúncio do pagamento foi feito no Dia do Professor e em breve os docentes estarão recebendo os valores nas suas contas. O prefeito relatou que o projeto de pagamento foi garantido em lei aprovada na Câmara Municipal de São Mamede e também em homologação de acordo no Poder Judiciário.
Outro destaque de positividade em São Mamede diz respeito à saúde. O pequeno município conseguiu zerar as cirurgias eletivas através de ações no Hospital Municipal. Houve implantação de base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a cidade dispõe de três novas ambulâncias, unidade de atendimento móvel odontológico e uma ambulância tipo Unidade de Terapia Intensiva (UTI). São Mamede também é uma das únicas cidades da região que dispõe de frota própria de automóveis para atender as diversas secretarias e, com isso, aboliu a locação de veículos.
Em relação a coleta e destinação dos resíduos sólidos, São Mamede também está na frente. O aterro sanitário é administrado pelo Município e a gestão dispõe de caminhão próprio para realizar a coleta de lixo em toda a cidade. Na região, São Mamede é a única cidade que dispõe de aterro e agora está sendo construído um galpão para separação do lixo e que irá beneficiar dezenas de famílias que tiram parte do sustento na coleta de material reciclado.
Na questão de infraestrutura de pavimentação, o município conseguiu construir a alça viária, em parceria com o Governo do Estado, que facilitou o tráfego de caminhões e veículos que se deslocam para outras regiões e antes tinha necessidade de adentrar na cidade. O município conseguiu também a pavimentação de várias ruas da cidade que antes enfrentavam dificuldades. Ainda na área de infraestrutura, a gestão adquiriu uma máquina perfuratriz que vem garantindo perfuração de poços artesianos nas comunidades rurais carentes. A máquina e os equipamentos complementares custaram quase um milhão de reais e foram adquiridos com recursos próprios.
Uma reivindicação dos moradores também foi atendida no setor de esgotamento sanitário. Através de parceria público-privada a gestão resolveu o esgoto antes localizado no setor conhecido por “Campo da Carioca”. No espaço foi feito canal e também construído local de lazer público.
No setor de habitação, São Mamede está construindo quase 90 unidades habitacionais às margens da BR 230 em área nobre do Município. As casas populares estão sendo construídas com recursos próprios. O conjunto habitacional Jardim São Mamede dispõe de pavimentação e rede de água e energia elétrica.
Nossa opinião
- Qualquer cidade do porte de São Mamede ou menor do que ela tem amplas condições de progredir se for bem administrada. São Mamede tem tido sorte com os seus gestores. Culminando com a atual administração, cujo gestor tem o exemplo do pai, Dr. Umberto Marinho de Lima ,que fez uma grande administração em Santa Luzia, onde foi tão eficiente que quase se reelegia num grande acordo político, onde seria candidato único. Plano frustrado por seus chefes políticos que não concordaram com o acordo e terminaram perdendo a prefeitura. O grande problema da maioria das prefeituras em cidade de pequeno porte, é que viram “meio de vida” para as famílias predominantes na política local ou patamar eleitoreiro para voos políticos mais altos. Uma gestão eficiente pode ser um suporte para uma candidatura vitoriosa para deputado estadual, por exemplo, mas a maioria prefere “ganhar” dinheiro para garantir os seus próprios interesses materiais ou eleitorais. Parabéns aos administradores de São Mamede. Eles estão no caminho certo. (LGLM)