A Frente não é um partido, mas um movimento de renovação política

By | 26/10/2021 3:28 pm

Dr. Ramonilson Alves confirma possibilidade de se filiar ao partido (sic) da Frente de Renovação Parlamentar

De acordo com ele, apesar de ainda não ter fechado nada, há grande possibilidade de que este seja o seu novo partido. Dr. Ramonilson afirmou que está conversando melhor, analisando e deverá decidir em breve.

O juiz aposentado Dr. Ramonilson Alves deu uma declaração, na manhã desta terça-feira (26), em que confirma a possibilidade de se filiar ao partido Frente de Renovação Parlamentar (RFP), com base em Campina Grande. Dr. Ramonilson afirmou que esteve na cidade em reunião com o grupo, onde percebeu que há, ente eles, uma ligação de princípios, objetivos e alinhamento ideológico muito fortes.

De acordo com ele, apesar de ainda não ter fechado nada, há grande possibilidade de que este seja o seu novo partido. Dr. Ramonilson afirmou que está conversando melhor, analisando e deverá decidir em breve.

“O momento é de reflexão, análise, conversa e muito diálogo. De fato, participamos de uma reunião em Campina Grande, onde há um grupo de jovens políticos, de expressão eleitoral assemelhada, e cogita a possibilidade de uma união para esse somatório de forças, para quer todos sejam corresponsáveis nesse projeto. É uma grande possibilidade, mas repito, é um diálogo que ainda está em construção. Não há absolutamente nada de conclusivo quanto à legenda, definição total dos integrantes. Mas me parece, sem dúvida nenhuma, uma possibilidade bastante viável”, assegurou o juiz.

Dr. Ramonilson anunciou, em carta aberta ao povo de Patos, no último dia 6 de outubro de 2021, que estaria deixando o Patriota por questões estratégicas para o pleito eleitoral, após mudanças nas regras para as eleições de 2022. Segundo ele, as novas medidas que foram adotadas iriam prejudicar a sua candidatura e, com isso, resolver procurar outro partido.

Nossa opinião

  • Quem redigiu a notícia, aparentemente, não entendeu o que estava acontecendo. Não existe um partido chamado de Frente de Renovação Parlamentar, nem ouvimos falar de qualquer federação de partidos que esteja pretendendo usar este nome. Pelo que entendemos, trata-se de um movimento que pretende participar de uma renovação parlamentar em uma divergência com a forma atual de se praticar política. Dr. Ramonilson mostra apenas coerência com o que vem sendo sua proposta desde que ingressou na atividade político partidária. Sua campanha para prefeito de Patos se baseava desde o início numa proposta de renovação da política com busca do bem comum ao invés da prática atual de defesa intransigente dos próprios interesses financeiros e partidários. O movimento se volta agora para um ideal de renovação política na área parlamentar. Uma tentativa de eleger bancadas parlamentares com a vocação de renovar na forma de se fazer política. O sonho do grupo é eleger uma bancada de deputados estaduais alinhada com este ideal de renovação política. Pelo que entendemos o grupo não decidiu ainda a que partido se filiar, decisão que deve acontecer dentro do prazo estabelecido por lei,  para possibilitar a que concorram às próximas eleições, já que nossa legislação não permite candidaturas sem uma filiação partidária. Claro que para ter efetividade no ideal de renovação o grupo deve se filiar a um partido que lhe ofereça condições de atingir o quociente eleitoral que permita a eleição do número de deputados sonhado pelo grupo, além daqueles que a filiação original do partido já permitiria, uma vez que só um partido com viabilidade eleitoral pode lhe oferecer esta oportunidade, já que na maioria parecem ser iniciantes na política partidária. Acreditamos que a ideia de renovação política é viável já que muitos eleitores independentes comungam com este ideal. (LGLM)

 

 

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *