China também preocupada com volta da COVID 19

By | 03/11/2021 2:12 pm

China pede à população que estoque comida em meio a novo surto de covid

Comunicado do Ministério do Comércio chinês pediu que cidadãos estocassem alimentos e que autoridades locais facilitassem a produção de alimentos – mas não justificou a razão da medida

Em meio a um novo surto de covid-19enfrentado pelas autoridades com extremo rigor, o governo da China pediu que seus cidadãos estoquem produtos de primeira necessidade em suas casas e que as autoridades locais fiquem atentas para garantir o abastecimento de alimentos em suas regiões.

Pequim convocou os chineses a “armazenar uma certa quantidade de produtos de necessidades básicas para atender às necessidades diárias e emergências” em um comunicado do Ministério do Comércio, publicado na noite de segunda-feira, 1º. O texto não explica, porém, o motivo da indicação e nem se o país corre risco de passar por um período de escassez alimentar.

O mesmo comunicado pede que autoridades chinesas locais facilitem a produção agrícola e deem atenção às cadeias de abastecimento, por meio do monitoramento de estoques de carne e vegetais, mantendo os preços estáveis – os vegetais subiram de preço recentemente, após enchentes do começo do verão do Hemisfério Norte atrapalharem a produção.

China Alimento
Foto tirada em 31 de outubro de 2021 mostra voluntários se preparando para distribuir alimentos a residentes em uma área residencial restrita devido à disseminação da covid-19 na província de Gansu, no noroeste da China; governo pediu que chineses estocassem itens básicos na segunda-feira, 1º. Foto: AFP

De acordo com a agência de notícias alemã Deutsche Welle,  o anúncio provocou temor nas redes sociais chinesas de que a medida poderia ter sido desencadeada pelas tensões elevadas com Taiwan. Em postagens, usuários relataram que muitas pessoas correram para estocar arroz, óleo de cozinha e sal, enquanto a imprensa local chegou a publicar listas de bens recomendados para estocar em casa, incluindo biscoitos, macarrão instantâneo, vitaminas e lanternas. A resposta do governo veio na terça-feira, 2, por meio de uma publicação no jornal Economic Daily, ligado ao Partido Comunista Chinês, que afirmou que o objetivo da diretiva era garantir que os cidadãos não fossem pegos de surpresa se houvesse um lockdown em sua região.

No auge da epidemia da covid-19 no país, no início de 2020, as cadeias de abastecimento chinesas foram interrompidas pela aplicação de quarentenas e pelo bloqueio de muitas estradas.

Apesar do número de casos no país ser muito baixo em comparação com o resto do mundo, o governo chinês tem adotado uma abordagem de tolerância zero com o vírus. O novo surto, combatido pelo governo atualmente, foi motivado pelo aparecimento de 92 casos de covid-19 no país (que tem cerca de 1,4 bilhão de habitantes).

Um exemplo do rigor das autoridades chinesas pode ser demonstrado pelo fechamento do parque de diversões Shanghai Disneyland após a detecção de um caso de covid-19. De acordo com a imprensa estatal, a mulher visitou o parque e testou positivo para a doença após voltar para casa, em uma província vizinha. Cerca de 34 mil pessoas foram testadas antes de deixar o parque, de acordo com a prefeitura de Xangai, após a confirmação do caso positivo./ Com informações da AFP

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *