(Jozivan Antero – Polêmica Patos, seguido de comentário nosso)
Francisco Guedes, diretor do Complexo Hospitalar Regional, confirmou na tarde desta quarta-feira, dia 03, que, diante do aumento de internações em decorrência da Covid 19, foi reaberta a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) 2 no Hospital Regional de Patos.
A UTI 02 estava com todos os equipamentos montados, mas as equipes haviam sido colocadas de prontidão e alguns dispensados da atividade para a qual estavam contratados. Nesta UTI são 11 vagas, sendo a maior das existentes com exclusividade para a Covid 19 no Hospital Regional de Patos.
A UTI 03, que dispõe de 06 vagas, lotou neste final de semana e início do mês de novembro. Para evitar problemas, a direção decidiu reativar a maior UTI para se precaver em caso de aumento das internações.
De acordo com informações, os casos mais graves da Covid 19 estão aumentando, principalmente, no alto sertão paraibano. Na cidade de Cajazeiras, os leitos de UTI estão quase na sua totalidade de lotação. Francisco Guedes disse: “O povo acha que o vírus foi embora, mas ainda não vencemos essa batalha”.
Nossa opinião
- O aumento dos casos de infectados pelo coronavirus e a o consequente aumento de pessoas isoladas em Patos nos dias. além do aumento de internações em outras cidades do sertão como Cajazeiras, devem ter alertado as autoridades sanitárias para a necessidade de prevenirem um aumento de internações em leitos de enfermarias e de UTIs. Dai a reativação de leitos de UTI anunciada pela direção do Hospital Regional de Patos. (LGLM)