Holanda anuncia retomada de medidas restritivas contra a covid-19
A Holanda está retomando medidas contra o coronavírus, incluindo o uso de máscara em espaços públicos, para combater o aumento de casos da doença, informou o primeiro-ministro, Mark Rutte, nesta terça-feira, 2. “As infecções e as internações hospitalares estão aumentando rapidamente”, disse o premiê em entrevista coletiva.
O governo reintroduziu uma regra de distanciamento social de 1,5 metro e expandiu a exigência de apresentação de passaportes de vacina em locais como museus e varandas de restaurantes. As pessoas também estão sendo aconselhadas a trabalhar em casa pelo menos metade da semana e a evitar viagens em altas temporadas.
Rutte afirmou que as máscaras agora serão exigidas em lojas, salões de beleza e casas de massagem, e que devem continuar sendo utilizadas no transporte público, onde já eram obrigatórias, embora antes pudessem ser retiradas nas estações ou plataformas. As trabalhadoras do sexo na Holanda, onde a prostituição é legal, continuarão a ser isentas da regra.
A aplicação dessas medidas torna a Holanda um dos primeiros países da Europa Ocidental a restabelecer restrições anticovid, menos de dois meses após a flexibilização das regras. /AFP
Nossa opinião
- O número de infectados pela COVID 19 em Patos que há quinze dias estavam abaixo de dez diários, nos últimos dias chegou a ultrapassar os vinte, alertando os que se preocupam com mais uma onda da pandemia. Na Europa, vários países já registraram números preocupantes, obrigando as autoridades a voltarem atrás e determinando medidas sanitárias para evitar mais internações e mortes. Em Patos, embora o índice de pessoas internadas venha se mantendo baixo, o numero de pessoas isoladas que estavam abaixo de dez, já ultrapassaram as cem. Isto serve de alerta para ninguém relaxar no cumprimento das medidas sanitárias recomendadas para evitar mais contaminações pelo virus da COVID 19. (LGLM)