Cidadãos temem poluição do Açude do Jatobá após construção do aterro sanitário em São José do Bonfim

By | 04/11/2021 11:44 am

(Jozivan Antero – Polêmica Patos, seguido de comentário nosso)
A Empresa Via Limp Construções e Serviços Eireli está em fase de conclusão da construção do aterro sanitário no município de São José do Bonfim, região metropolitana de Patos. O aterro é da iniciativa privada e pode ser alugado pelas prefeituras da região para o descarte dos resíduos sólidos.

O aterro sanitário está localizado no Sítio Antonica, zona rural de São José do Bonfim.  A localidade fica nas proximidades de afluentes que levam água ao Açude Tubarão e posteriormente ao Açude do Jatobá, em Patos.

Os cidadãos temem que o aterro sanitário possa vir a poluir os mananciais e causar ainda mais problemas ambientais na região. Um vídeo que está circulando nas redes sociais mostra o local de construção do aterro sanitário e levanta questionamentos da iniciativa privada que visa oferecer local adequado para o descarte dos resíduos sólidos, principalmente do Município de Patos.

A reportagem fez contato com a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) para levantar a preocupação dos cidadãos. De acordo com o órgão local, que tem sede em Patos, a autorização é da SUDEMA na sua representação no Estado da Paraíba, ou seja, direto de João Pessoa. A representação em Patos disse que pode comparecer ao local para averiguar detalhes das licenças e as preocupações dos cidadãos.

Cidadãos temem poluição do Açude do Jatobá após construção do aterro sanitário em São José do Bonfim – Veja vídeo! – Polêmica Patos (polemicapatos.com.br)

Nossa opinião

  • Uma das exigências da SUDEMA e demais órgãos do meio ambiente com relação a aterros sanitários é que eles não poluam os mananciais. O aterro sanitário é construído com todo o cuidado para evitar a poluição do ambiente. Não é um lixão qualquer onde se deposita o lixo sem nenhum cuidado. Quem gravou o vídeo trata da construção de um lixão, mostrando ignorância sobre o assunto. Trata-se de um aterro sanitário, como existem em João Pessoa, em Campina Grande, em Piancó e em inúmeros cidades do Sul e Sudeste do país. Nós temos em Patos, pessoas que conhecem do assunto, como o vice-prefeito Jacob Souto, o ex-secretário de Meio Ambiente de Patos, entre outros, que podem falar sobre o assunto e que poderiam ser ouvidos sobre o problema. Qual a autoridade ou capacidade profissional do reclamante para falar sobre o assunto? Será que o risco de poluição do Jatobá é maior do que os esgotos a céu aberto que despejam diretamente no Jatobá, vindo principalmente do Alto da Tubiba e das construções na bacia do açude? (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *