Secretário defende continuidade do uso de máscaras e aponta que índice ainda não permite abandono da proteção na Paraíba

By | 14/11/2021 10:02 am

(Patos Online, reproduzindo WScom.com, em 12/11/2021, seguido de comentário nosso)

Secretário Geraldo Medeiros

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, pregou cautela com a aplicação da medida de desobrigação do uso de máscaras, pretendida pelo Ministério da Saúde para o mês de dezembro. Medeiros pontuou que cada estado deve analisar três aspectos antes de liberar as máscaras.

“São três itens que têm que ser analisados.  Não é só a vacinação avançada que permite esse tipo de liberação, a retirada das máscaras. é preciso analisar o número de casos ativos e a taxa de replicação viral, quantos paraibanos contaminados contaminam outros”, disse.

Segundo o secretário, a Paraíba tem uma taxa de replicação que ainda não permitiria a liberação do uso das máscaras.timos d

“Hoje temos RT de 1.1 na Paraíba, 100 paraibanos contaminados contaminam 110 outros, daí esse número acima de 1 não permite ilações ao abandono e desobrigação do uso das máscaras”, declarou.

Geraldo ainda argumentou que o uso de máscaras não impede a retomada da economia e ajuda a impedir a circulação do Coronavírus.

“As máscaras não impedem a atividade econômica, ela é apenas um meio desconfortável, mas essencial para que as pessoas não se contaminem, porque funciona como barreira mecânica impedindo que o vírus contamine”, finalizou.

Nossa opinião

Secretário  Geraldo Medeiros tem toda  a  razão. Na  Europa  muitos países  estão voltando a adotar as medidas  sanitárias  que haviam abandonado depois que caiu o número de infectados e mortos, mas estão voltando a adotar as antigas medidas por conta do aumento de infectados nos últimos. Não há porque abandonar o uso da máscara enquanto houver risco de novas infecções pelo coronavirus. No Rio de Janeiro, o prefeito desistiu de liberar o uso de máscaras justamente pelo risco que isto continua representando. (LGLM)

Comentário

Category: Estaduais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *