Fazenda Tamanduá debate com entidades plano para recuperação de animais.

By | 15/11/2021 8:07 am

 

Foto: blogdonegreiros1.com

A Fazenda Tamanduá, localizada no município de Santa Terezinha(PB), Sertão da Paraíba, em parceria com o curso de Medicina Veterinária da UniFip, reuniu nessa quinta-feira, 11, em sua sede, várias instituições, como:  SUDEMA, IBAMA, GEOSAC e Polícia Ambiental, com o objetivo de estruturar fisica e burocráticamente, um Centro de Apoio a animais, para serem reintegrados ao Bioma caatinga.

A finalidade e preocupação do proprietário da fazenda é que sejam reintroduzidos, na reserva ambiental, animais sadios: “O que acontecia era que traziam animais muitas vezes, machucados e aí, devido ao estresse, acabavam não resistindo”, ressaltou, Pierre Landolt.

Ele reforçou ainda que “os estudantes do curso de veterinária vão aprender a lidar com o estresse do animal selvagem, que é algo intrigante”. Consequentemente, os resultados serão bem mais interessantes quanto à saúde dos bichos para a reintrodução

O médico veterinário Thiago Nery, responsável pelo zoológico da Bica em João Pessoa e professor da disciplina de animais selvagens na UniFip, destacou o otimismo em ver um ambiente que, diferente de tantos lugares onde ele só encontra notícias desfavoráveis, depara com um ambiente onde é preservada a fauna e com viveiro de adaptação animal onde pode ser avaliada a situação das aves. Pra ele, é uma situação bastante singular.

Na oportunidade, o IBAMA soltou várias aves de pequeno porte, de várias espécies, no viveiro da fazenda e outras de grande porte em outro local da FT.

Representando o superintendente da SUDEMA, a diretora técnica, Joanna Nóbrega, falou da satisfação em participar dessa soltura de aves e ver de perto o trabalho desenvolvido pela Fazenda Tamanduá, no cuidado com a fauna e a preocupação em devolver os animais à natureza.

Já o superintendente do IBAMA, Dalys Henrique de Andrade Lima, considerou cem por cento favorável, essa visita, por reconhecer um belo trabalho ecológico desenvolvido pela FT, observando a conservação das matas ciliares na região e, consequentemente, respeitando a preservação dos animais, oferecendo condições de readaptação.

Agora, para a implantação do Centro de Reabilitação, serão necessários os trâmites burocráticos e a estruturação da área para os cuidados animais, com integração com as estruturas desses órgãos na capital.

O chefe de Divisão de Fauna da SUDEMA, Leandro Costa Silvestre, informou que a viabilidade da implantação só precisa seguir a as instruções normativas para que o Centro que será implantado possua todos os requisitos necessários para que seja reconhecido por todos os órgãos..

Assista ao vídeo: 

 

Da redação blogdonegreiros1.com

Comentário

Category: Regionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iconic One Theme | Powered by Wordpress