Com o fim da terceira via, vem aí o feirão dos candidatos em 2022

By | 20/11/2021 8:41 am

Isso equivale a mais uma dose de reforço para imunizar o país contra a eleição polarizada entre Lula e Bolsonaro

João Doria, Eduardo Leite e Arthur Virgílio PSDB
PSDB/Twitter
A terceira via morrerá, neste domingo, ganhe quem ganhar as prévias que indicarão o candidato do PSDB a presidente da República na eleição do ano que vem. No lugar dela, será oferecida outra fórmula ainda a ser batizada que contemplará um número maior de candidatos. Procura-se um nome atraente para ela.

Então, a terceira via cederá vez a outro achado que sugira aos eleitores uma oferta maior de candidatos na esperança de que mais adiante um deles ou mais de um se destaquem como alternativas a Lula e Bolsonaro No momento, e até onde a vista alcança, o páreo presidencial continuará restrito a Lula e Bolsonaro.

Só não se sabe até quando. Como não se sabe se o feirão dos candidatos será capaz de parir um que ameace os favoritos. Mas, afinal, é o que se trama no eixo Rio-São Paulo-Belo Horizonte-Lisboa. Sim, Lisboa, onde cabeças coroadas aflitas com o Brasil se reúnem no hotel Ritz e em restaurantes exclusivos e caros.

O que enterrará a terceira via foi a falta de fôlego de Doria e Leite, há meses expostos ao escrutínio público, mas lanterninhas nas pesquisas de intenção de voto. Não conseguiram empolgar nem mesmo o PSDB. Se vencer as prévias, Doria não unirá o partido. Se Leite vencer, unirá para desistir depois.

A próxima campanha será no melhor estilo Quentin Tarantino, puro sangue. A maioria dos eleitores gosta de ver sangue aos borbotões, mas quando ouvidos em pesquisas dizem o contrário. Sem dúvida, correrá mais sangue se a eleição resumir-se a Lula e a Bolsonaro. A não ser que acabe antes se um um deles disparar.

Difícil que Bolsonaro dispare. Lula teria como, com Geraldo Alckmin de vice. A Faria Lima respiraria aliviada. O touro dourado ficaria em paz. Mas se isso acontecer não será tão cedo, nem fácil. Por enquanto, cada um seguirá o seu destino – Alckmin, como candidato a governador de São Paulo pelo PSD de Kassab.

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *