Forró é declarado patrimônio cultural brasileiro pelo Iphan

By | 10/12/2021 11:43 am

Decisão tomada de forma unânime destacou que ‘supergênero’ contribui há mais de um século para a identidade nacional

(Deu na Folha, em 9.dez.2021)
As matrizes tradicionais do forró foram declaradas nesta quinta-feira (9) patrimônio cultural brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A decisão, que ocorreu em reunião extraordinária do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, foi tomada de forma unânime e classificou o estilo como um “supergênero”, por reunir diversos ritmos nordestinos, como o xote, xaxado, baião, chamego, a quadrilha e o arrasta-pé.

A decisão destacou que o estilo musical contribuiu há mais de um século para a construção da identidade nordestina e nacional, englobando diversos modos de dançar, saberes populares e outras atividades, como artesanato, e experiências festivas.

A decisão foi tomada às vésperas do dia nacional do forró, comemorado em 13 de dezembro, nascimento do rei do baião, Luiz Gonzaga (1912-1989). Com isso, o Brasil passar a ter 52 bens registrados como patrimônio imaterial —entre eles, as matrizes do samba no Rio de Janeiro, modo de fazer queijo de Minas, arte gráfica wajãpi e roda de capoeira.​

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *