Ratos começam a abandonar o barco que afunda?

By | 16/12/2021 7:29 am

Centrão aposta em ‘cristianização’ de Bolsonaro após pesquisa mostrar rejeição de 55%

No jargão eleitoral, termo ‘cristianização’ é usado quando candidato é abandonado pelos próprios aliados.

‘Pesquisa caiu como uma bomba’, diz Camarotti sobre avaliação do governo Bolsonaro

(Blog do Camarotti, no G!, em 15/12/2021, seguido de comentário nosso)

Lideranças de partidos do Centrão ouvidas pelo blog já trabalham com o cenário de “cristianização” da candidatura do presidente Jair Bolsonaro à reeleição, diante da rejeição recorde do governo. Conforme pesquisa Ipec divulgada nesta terça-feira (14), a reprovação está em 55% (a aprovação é de 19%).

No jargão eleitoral, o termo “cristianização” é usado quando um candidato é abandonado pelos próprios aliados.
Trata-se de uma referência aos anos 1950, quando o então candidato à Presidência Cristiano Machado foi traído pelos companheiros de PSD, que optaram por apoiar Getúlio Vargas, do PTB.

Entre parlamentares do Centrão, há um senso de pragmatismo. A avaliação é: a rejeição de 55% é proibitiva para quem disputa a reeleição e pode prejudicar a campanha de deputados, senadores e governadores.

Especialmente na região Nordeste, onde o ex-presidente Lula aparece com 63% das intenções de voto.

A percepção é que, mesmo com o lançamento do programa Auxílio Brasil, com o pagamento de R$ 400 para as famílias mais pobres, não haverá espaço para reversão na popularidade de Bolsonaro.
“Nesse momento, Bolsonaro ficou muito pesado para ser carregado pelas bases. Nesse cenário, é melhor se afastar para não ser contaminado pela rejeição”, explicou uma influente liderança do Centrão.

Nossa opinião

Quando o navio afunda, os ratos são os primeiros a abandonar o barco. O provérbio é antigo, mas vive se repetindo pela a vida afora. E parece atualíssimo na situação atual de pré-campanha no Brasil. Qs “ratos” que vêm roendo o Tesouro Nacional de todas as formas, que vêm se locupletando de todas as formas enquanto bajulam Bolsonaro, agora diante do risco de perderem votos se prosseguirem na mesma mamata, começam a se balançar para abandonar o barco bolsonarista. E os “ratos” brasileiros são exímios nisso. Vamos esperar para ver. “Cristinianizar” é abandonar o barco, quando ele não tem mais futuro. (LGLM)

Comentário

Category: Opinião

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *