Chapão da Verdade reúne participantes em confraternização

By | 20/12/2021 7:48 am

(Luiz Gonzaga Lima de Morais, jornalista e advogado, divulgado no Notícias da Manhã)

Participamos, na última sexta-feira, 17/12, da Confraternização do denominado Chapão da Verdade, grupo do qual vimos participando desde o final de 2019. Coordenado por Gustavo Ramos, o grupo se articula com vistas às disputas municipais, visando mais de perto cada eleição de vereadores, embora participando ativamente campanha majoritária

O grupo se reúne mensalmente para discussões políticas e já tem a programação das reuniões que pretende realizar em 2022. Embora já visando as eleições municipais de 2024, não perderá de vista as próximas eleições, podendo, se julgar oportuno, chegar até a apresentar ou apoiar candidatos em 2022.

O Chapão da Verdade obteve sucesso nas duas últimas eleições municipais, tendo chegado a eleger quatro vereadores em 2016 e três em 2020, quando com pouco mais de 50 votos poderia eleger um quarto vereador.

Em 2020, o Chapão estava filiado ao partido Solidariedade, mas deve escolher em um futuro próximo em que partido se inscreverá, depois que “sentar a poeira” com a criação das federações partidárias.

Na confraternização da última sexta-feira, o grupo reuniu cerca de trinta futuros pretendentes a vagas nas eleições de 2024, o que poderá levar até a duas chapas em partidos diferentes, uma vez que a legislação eleitoral reduziu para até 100% das vagas na Câmara o número de candidatos que cada partido pode inscrever.

Entre os presentes na reunião estavam vários ex-vereadores e alguns suplentes de vereadores, sendo que no caso destes últimos só poderão migrar de partido na janela partidária de 2024.

Os atuais participantes da reunião não serão necessariamente os mesmos presentes na disputa de 2024, já que razões pessoais podem ditar mudanças tanto na filiação partidária, como no interesse na disputa, como se tem que admitir, mas as discussões políticas de cada reunião mensal é que irão influir seja na consolidação das posições atuais, seja nas possíveis mudanças.

O ouvinte poderia perguntar: o que é que faz este grupo diferente dos outros? É justamente o fato de já está começando a se reunir com esta distância das eleições, reuniões que são talvez a base do sucesso que o grupo vem tendo ao longo de todos esses anos. Um processo de coesão que vai se solidificando ao longo do tempo. E para isso muito tem contribuído certamente a coordenação que Gustavo Ramos vem dando ao grupo.

Parabéns a Gustavo e aos antigos e novos componentes do grupo por já terem iniciado esta jornada de organização política.

Comentário

Comentário

Category: Opinião

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *