Escritor Irani Medeiros publica livro sobre vida e obra do Gênio do Sertão, o poeta Inácio da Catingueira

By | 04/01/2022 2:38 pm

(Blog do Jordan Bezerra | Cultura, em  04/01/2022)

Vídeo: escritor Irani Medeiros publica livro sobre vida e obra do Gênio do Sertão, o poeta Inácio da Catingueira

Escritor Irani Medeiros publica livro sobre vida e obra do Gênio do Sertão, o poeta Inácio da Catingueira

O Blog do Jordan Bezerra entrevistou com exclusividade na manhã desta terça-feira (4) de janeiro de 2022, o escritor, poeta, filósofo, pesquisador, biógrafo e jornalista Irani Medeiros, de 60 anos, que nasceu em Pombal-PB, mas reside há muitos anos na capital João Pessoa.

Seu Irani escreveu e publicou 23 livros como; Pinto de Monteiro, O Bardo do Cariri, Belarmino de França, Um Trovador do Sertão, Fabião das Queimadas, de Vaqueiro a Cantador, Chica Barrosa, A Rainha Negra do Repente, para citar alguns e, por último e um dos mais esperados, o do poeta escravo e analfabeto, porém genial, Inácio da Catingueira.

O livro foi lançado no final no ano de 2021 com o nome: INÁCIO DA CATINGUEIRA: O PANDEIRO DA LIBERDADE.

“Na verdade Inácio sempre esteve na minha há linha de pesquisa, e sempre manifestei o desejo de escrever sobre Inácio, um grande poeta conhecido no Brasil e no mundo inteiro por sua genialidade. Essa pesquisa durou em torno de três anos para que eu conseguisse reunir quase tudo sobre Inácio da Catingueira. Claro que tive dificuldade de encontrar material como texto, fotos, porque não existe fotos de Inácio, muito menos de Romano, com quem ele participou do famoso desafio em Patos, no ano de 1874. Outra questão fundamental é que pesquisadores do Brasil e do mundo sempre despertaram interesse em estudar a obra de Inácio. Ele é considerado um gênio da poesia popular”, diz trecho da entrevista.

Quem quiser adquirir o livro é só ligar para o escritor: 83-98714-0954

,

Nossa opinião

lgmoraisuolcombrDos poetas que foram objeto das obras de Irani, conheci pessoalmente. Pinto do Monteiro, em eventuais participações do programa Violas e Repentes, na Rádio Espinharas, apresentado por mim na década de sessenta. Belarmino de França, pai de meu colega de Seminário, o saudoso padre Solon de França Dantas, ouvi-o mais de uma vez declamando suas poesias, em visitas que fazia ao filho no Seminário de Cajazeiras. De Inácio da Catingueira tive a oportunidade de ler versos esparsos e já em menino transitava no beco da Conceição, que de Inácio, àquelas alturas só tinha a lembrança. (LGLM)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O material na íntegra você assiste no vídeo abaixo, onde Irani fala detalhes da vida e da obra de Inácio da Catingueira e sobre sua vida na cultura popular.

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *