A secretária de Meio Ambiente do município de Patos, Manoella Rodrigues, informou, nesta quinta-feira, dia 06 de Janeiro, que o serviço de retirada de algaroba no rio da cidade será realizado na próxima semana.
Essa retirada será necessária para que o fluxo do rio se mantenha.
“Em algumas cheias, a forte pressão da água derruba algumas algarobas que apresentam suas raízes superficiais e formam diques nas pontas que causam barramento da água. Essa retirada é essencial e não há custo nenhum para o município. Foi feita uma chamada pública, a empresa que ganhou o processo vai fazer a retirada por conta própria”, explicou a secretária.
De acordo com Manoella, como contrapartida, a empresa vai ter a madeira para a venda e parte dessa madeira será destinada para o município para cercar o rio e impedir que invasões aconteçam.
“Vale relembrar, também, que algaroba é um dos problemas que causa enchente no nosso município. As pessoas precisam se conscientizar em não invadir as áreas da APP (Áreas de Preservação Permanente), não jogar lixo nas ruas ou entulhos, pois esse material pode descer até o rio obstruindo a passagem da água”, finalizou.
Nossa opinião
Vale ressaltar a necessidade de a administrar municipal manter de modo permanente a limpeza do leito do rio, erradicando as novas mudas de algaroba antes que se tornem adultas. Pois só vai encontrar quem faça o serviço de graça quando as algarobas estiverem adultas, com a madeira tornada econômica. Até lá, se não erradicadas as árvores novas vão continuar infestando o rio se não forem erradicadas imediatamente. (LGLM)