PT e PSB não sabem como chegar a acordo sobre dois estados

By | 21/01/2022 11:09 am

Siglas devem se reunir novamente na próxima semana na tentativa de chegar a um consenso sobre eleição em São Paulo e no Rio Grande do Sul

(Gustavo Zucchi, no Metrópoles,
Igo Estrela/Metrópoles

Lideranças do PSB e do PT saíram da reunião realizada na quinta-feira (20/1) ao menos com uma certeza em comum. Partidários de ambas as siglas concordam que os palanques de São Paulo e do Rio Grande do Sul serão as maiores dores de cabeça para que as legendas alcancem um consenso na criação da federação partidária.

A questão é que nem peesebistas, nem petistas cogitam desistir das candidaturas nos estados. O PSB aposta em Márcio França ao governo de São Paulo e Beto Albuquerque no Rio Grande do Sul.

Já o PT vai lançar Fernando Haddad no estado do Sudeste e tem Edegar Pretto como pré-candidato no palanque gaúcho.

O PSB, em defesa de seus candidatos, irá defender regras que balanceiem os dados eleitorais com articulações políticas. E argumentará que o ex-presidente Lula precisará de palanques que levem sua candidatura mais ao centro.

Integrantes do PSB em Pernambuco, um dos principais estados para a sigla, argumentam que uma possível solução seria lançar Márcio França ao Senado em São Paulo. E assim deixar o caminho livre para Haddad tentar o Palácio dos Bandeirantes.

Nos estados já acertados, faltam detalhes para o PT anunciar que abrirá mão das candidaturas em Pernambuco, Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Em contrapartida, o PSB apoiará candidatos petistas na Bahia, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte.

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *