Patos volta a registrar alta ocupação de leitos de UTI Covid, e número de casos ativos preocupa (com comentário)

By | 26/01/2022 11:32 am

No Complexo Regional, os leitos ativos estão todos ocupados, pois chegou a 100% de ocupação, apesar de a casa de saúde contar com leitos desativados ainda que podem ser abertos caso haja necessidade.

A secretaria de saúde de Patos divulgou um novo boletim epidemiológico, no fim da tarde dessa terça-feira (25), em que trouxe dados preocupantes sobre a pandemia da Covid-19 no município. A ocupação de leitos disponíveis para o tratamento da doença no Complexo Hospitalar Regional e na UPA chega a 68%.

O Complexo e a UPA do município contam com 44 leitos disponíveis para a Covid-19 e desses, 30 estão ocupados até o momento. No Complexo Regional, os leitos ativos estão todos ocupados, pois chegou a 100% de ocupação, apesar de a casa de saúde contar com leitos desativados ainda que podem ser abertos caso haja necessidade.

Em dezembro, a média diária de casos ativos era de 4,63%, mas hoje está em 96,44, o que representa um aumento de 1.982% só em janeiro. Enquanto que em dezembro Patos registrou 139 casos ativos, em janeiro de 2022 a cidade tem, até o momento, 2.411 pessoas contaminadas.

Segundo o diretor do Complexo Hospitalar de Patos, Francisco Guedes, os casos registrados são de leves a moderados, o que ele considerou ser efeito da vacinação. Apesar disso, a unidade hospitalar já registra pressão pela reabertura de novos leitos dos que foram desativados.

O secretário de Saúde da Paraíba também tranquilizou a população e afirmou que a situação não é alarmante, pois está sob controle, e as casas de saúde do estado estão equipadas e em alerta para um novo surto, caso aconteça, mas orientou para a manutenção dos cuidados e reforçou a necessidade de distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel.

Nossa opinião
Os números são realmente preocupantes. Mas apesar de haver leitos desativados que podem ser reativados a qualquer momento, como dizem as autoridades, esta capacidade não é ilimitada e ninguém sabe até que ponto pode ir um novo surto da pandemia. Muitos Estados já está quase no limite de sua capacidade e o mesmo pode acontecer entre nós. Não se deve alarmar a popular, mas deve-se mostrar a ela a seriedade da situação e mostrar que a própria população é responsável por esta situação ao abandonar o relaxar as medidas sanitárias recomendadas desde o início. Que cada um faça um exame de consciência para ver até que ponto está obedecendo às medidas sanitárias recomendadas pelas autoridades sanitárias, ou está simplesmente achando que isto é frescura, esquecendo os milhares que morreram até agora e os milhões que estão escapando por que se vacinaram e obedeceram às recomendações. (LGLM)

 

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *