O médico Dr. Pedro Augusto Dias Timóteo, que é diretor clínico do Hospital Regional de Patos e uma das vozes mais respeitadas da linha de frente da Covid 19, fez um alerta esclarecendo os casos de internações na unidade hospitalar, bem como observações pertinentes em relação às demais doenças respiratórias do período complicado da saúde pública.
O Dr. Pedro Augusto voltou a defender a importância da vacinação contra a Covid 19 e fez um alerta sobre o perfil epidemiológico que tem levado as internações no Hospital Regional de Patos. De acordo com o médico: “Temos entre 70 e 75% de pacientes que não tomaram a vacina ou estão com dose incompleta”.
A revelação do médico diz muito em meio a campanha sórdida que foi deflagrada pelos chamados “negacionistas” e que recebem diretamente o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL). Os dados do diretor clínico convergem com os números divulgados recentemente na imprensa nacional que mostram ocupação por internação por cidadãos que não se vacinaram ou negligenciaram o ciclo vacinal contra a Covid 19.
O Dr. Pedro Augusto também falou que atualmente houve um aumento exponencial dos casos de sintomas respiratórios, tanto da Covid 19 como para outras doenças do período. Para tanto, o Hospital Regional de Patos vem criando estratégias para atender internações necessárias da Covid e dos demais problemas de saúde respiratórios. Ambientes distintos estão sendo melhorados e até ampliando.
Sobre as internações, o médico alertou que o Hospital Regional de Patos está com 100% de lotação em UTI Covid e também em enfermarias. O Dr. Pedro Augusto relatou que, em breve, haverá reabertura de mais espaços.
Nossa opinião
Esta informação do Dr. Pedro de que em breve haverá reabertura de novos espaços, por um lado nos aquieta, mas por outro nos preocupa. Até que ponto haverá novos espaços para serem reabertos se houver um surto violento como está havendo em outros estados. O que está sendo feito para conter o alarmante surgimento de novos casos? Está sendo feita fiscalização de como os clientes estão se comportando nos bares e restaurante e nas festas que são realizadas na cidade e na zona rural todo o final de semana? Os responsáveis por estas festas estão exigindo a exibição do comprovante de vacina e identificando os seus portadores? O que está sendo feito pela fiscalização da Secretaria de Saúde do município, para fiscalizar o cumprimento das medidas sanitárias nos diversos estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços da cidade? A que se deve o aumento diário de novos casos de infectados pela COVID e pelas viroses gripais? Por conta do avanço da vacinação e da efetividade da dos seus efeitos, os casos mais recentes são bem mais brandos, mas a gente tem que considerar que idosos e portadores de comorbidades têm as defesas mais baixas e a saúde mais frágil e a gente tem que pensar neles e protegê-los. Portanto, todo cuidado é pouco. Vamos cumprir as medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias, vamos usar máscaras, vamos evitar as aglomerações, vamos cuidar de nós mesmos e dos outros. Ainda tem muita gente morrendo pelo mundo afora e temos que evitar que isto chegue aqui para nós. (LGLM)