Análise: filiação de João ao PSB muda o jogo na briga com a dissidência do PT (com comentário)

By | 19/02/2022 7:19 am

MaisPB, 18 de fevereiro de 202, seguido de comentário nosso)

A dissidência do PT na Paraíba e o senador Veneziano Vital (MDB) tem com o que se preocupar desde quando o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, declarou ao Portal MaisPB projeção de 99% para filiação do governador João Azevêdo (Cidadania).

Por que? Se a federação passar, PSB, PT, PCdoB e PV estarão atrelados verticalmente. O efeito na disputa estadual é inevitável. E o peso da presença de um governador na federação, também.

Existem limitações para alianças fora do espectro da federação, o que, em tese, cria embaraços para o movimento de aliança dos petistas dissidentes na Paraíba com o MDB, de Veneziano.

O PSB nacional, estratégico para Lula, não vai deixar de lutar para fazer valer seus interesses nos estados onde detém governadores candidatos à reeleição.

Se João confirmar filiação ao PSB, o que parece encaminhado, nada será como antes no movimento que está em curso em terras paraibanas. As pedras estão se mexendo e o jogo só está começando.

Nossa opinião

  • É o “samba do crioulo doido” em andamento. Antes da passagem da do período da janela partidária e a consolidação das federações, nenhum acordo partidário estará seguro. (LGLM)

Comentário

Category: Estaduais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *