Mamografias serão realizadas no Hospital do Bem a partir de 8 de março

By | 05/03/2022 9:27 am

 Por News Comunicação    Sexta-Feira, 4 de Março de 2022

O equipamento que fará as mamografias no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos começa a realizar exames no próximo dia 08. Os serviços de baritagem das paredes, piso e teto do ambiente além da instalação da rede elétrica já foi concluída e o equipamento já passou pelas etapas de montagem e agora estão sendo realizados os testes.

Com a disponibilidade deste equipamento, os serviços de Mamografia das pacientes da sexta região e da terceira macro região de saúde passarão a ser realizados no Hospital do Bem, ao invés da Maternidade Dr. Peregrino Filho, que também integra a rede estadual de saúde.

Enquanto o equipamento não estava disponível, as mamografias ofertadas através do Sistema de Regulação estavam sendo feitas numa clínica particular de Patos. Há disponibilidade era de 400 exames/mês, mas a oferta era sempre superior à demanda.

As mamografias passarão a ser realizadas no Hospital do Bem a partir do dia 08 de março

O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, explica que a desativação do mamógrafo da maternidade não suspendeu o atendimento de quem precisava fazer o exame, inclusive, com ampliação do quantitativo. “Fizemos um contrato temporário com uma clínica particular de Patos para que os exames pudessem ser realizados sem prejuízos para as mulheres de Patos e região”, reitera Francisco, lembrando que a oferta de exames através do Sisreg saltou de uma média de 150 a 180/mês, em 2018, para 430 mamografias mensais desde o ano passado.

“É preciso lembrar que essa demanda de 430 exames, na maior parte dos meses, não chegou a ser preenchida já que estamos com a oferta maior que a demanda”, disse o diretor, orientando os municípios a utilizarem mais o serviço.

Marcação via Sisreg

Francisco lembra que para ter acesso aos exames, os municípios precisam acessar o Sisreg e fazer a solicitação. “A marcação dos exames precisa ser feita a partir das consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), quando a paciente é consultada pelo médico da unidade, que faz a solicitação do exame e, em seguida, a Secretaria Municipal de Saúde de cada município entra no Sistema, solicita o exame e o próprio Sistema já define a data do agendamento e informa o horário para a realização do exame. É uma ação simples e online”, esclarece Francisco.

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *