Secretário diz que só OMS pode rebaixar Covid-19 a endemia

By | 05/03/2022 5:35 am

 Por Wscom    Sexta-Feira, 4 de Março de 2022

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, criticou nesta sexta-feira (4), o estudo do Governo Federal sobre rebaixar para endemia o status da covid-19 no Brasil. A prerrogativa para tal é da Organização Mundial de Saúde (OMS), disse.

“Quem deve deliberar em relação ao fim da pandemia e o surgimento de uma fase de transição para endemia é a OMS através de um consenso internacional e após análise de todos os indicadores”, disse à 98fm.

Geraldo ainda chamou de imprudente a medida de revogar o uso de máscaras, autorizada no Rio de Janeiro.

“Não achamos que seja atitude prudente neste momento com o cenário epidemiológico. Mil casos e 5 a 7 óbitos por dia. Não podemos pensar em abandonar o uso de máscaras”, declarou.

Nossa opinião 

O secretário da Saúde da Paraíba tem toda razão. O Ministro da Saúde é que é um “puxa-saco” descarado. Só a Organização Mundial da Saúde é que pode declarar que a pandemia deixou de ser um problema mundial e se tornou uma endemia localizada em determinados países. (LGLM)

Comentário

Category: Estaduais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *