Economista Roberta Trindade explica por que o preço dos combustíveis não foram reduzidos após a queda no preço do dólar

By | 26/03/2022 8:30 am

Blog do Jordan Bezerra, 25/03/2022)

Economista Roberta Trindade explica por que o preço dos combustíveis não foram reduzidos após a queda no preço do dólar

Professora Roberta Trindade

O Blog do Jordan Bezerra conversou com a professora do curso de economia, do Unifip, Roberta Trindade, que explicou a complexidade com que se forma o preço dos combustíveis, repassados nas bombas dos postos de gasolina para o consumidor, e indagou o por que do preço do barril de petróleo ter registrado queda de preço e eses valores não estarem sendo sentidos pelo consumidor.

Segundo Roberta Trindade, a composição do preço dos combustíveis é algo bastante complexo, uma vez que envolve diversos fatores econômicos, e a vinculação ao preço do dólar é apenas um dos componentes para definição dos preços praticados no mercado.

“A condução da dolarização é apenas um dos componentes. Nós temos a remuneração da própria Petrobrás, que quem faz a produção, tributos federais e estaduais, adição de componentes importados e neste caso, o d[olar tá baixando mas a gente não consegue baixar o preço imediatamente”, disse Roberta Trindade.

Ela acrescentou que essa redução é sempre mais lenta e não acompanha o percentual de redução do dólar, que nunca repassa de forma integral ao consumidor, e citou que o aumento sempre é mais fácil de ocorrer devido a expectativa de lucro por parte dos produtores, que depende da atuação da cadeia produtiva para que possa reduzir os valores, até chegar ao varejo.

Ela orientou que é preciso esperar os ajustes que vem ocorrendo no mercado, explicando que se em caso de menor redução na distribuição dos preços, o valor repassado ao consumidor será de forma mais lenta.

Nossa opinião

Ninguém espere boa vontade de empresários em reduzir o preço dos combustíveis. Eles aumentam os preços assim que há um aumento da Petrobrás mesmo que estejam vendendo o produto que compraram mais barato, mas nunca vão reduzir o preço quando baixou o produto e eles ainda têm do produto comprado caro. Vão é ficar esperando por novo aumento.  (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *